Estado - País - Mundo
Homem é preso com drogas e dispositivo para roubar carros na BR-116
Um homem com um dispositivo eletrônico utilizado para furtos em veículos e 50 kg de maconha foi preso na tarde desta quarta-feira (9), na BR 116 em São Leopoldo. Ele também portava três frascos de uma droga alucinógena.
A prisão foi feita pela Polícia Rodoviária Federal – PRF, durante uma ação de combate ao crime realizada no Vale dos Sinos. Agentes abordaram um automóvel Azera. e o condutor, de 25 anos, morador de São Leopoldo, já possuía antecedentes policiais por tráfico e posse de drogas, lesão corporal e furto.
Durante a revista, os policiais encontraram três frascos de uma droga conhecida como sucesso ou respingo, que é fabricada com base em solventes, e causa forte efeito alucinógeno. No carro havia também um aparelho conhecido como chapolin, dispositivo eletrônico utilizado para furtos em veículos.
O homem foi encaminhado com o material apreendido para a área judiciária local.
O chapolin
É um aparelho eletrônico, geralmente com a aparência de um controle remoto comum, que serve para embaralhar os sinais eletromagnéticos de alarmes veiculares.
Os criminosos normalmente aguardam a chegada das vítimas em grandes estacionamentos. Quando elas descem do carro e acionam o alarme para o travamento do veículo, o “Chapolim” é acionado. Ele embaralha o sinal emitido pelo controle do alarme, que acaba não sendo acionado, nem travando as portas.
A vítima, achando que o carro está trancado e protegido pelo alarme, segue seu destino. Os criminosos entram no veículo e furtam o step e qualquer outro objeto deixado no carro.