Estado - País - Mundo
Hospital abre sindicância para investigar morte de seis pacientes por falha no fornecimento de oxigênio
Campo Bom – O Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, no Vale do Sinos, abriu sindicância interna para investigar a morte de seis pacientes nesta sexta-feira, 19, internados na unidade de saúde. De acordo com nota do hospital, a causa foi uma “instabilidade na rede central de distribuição de oxigênio”, que durou aproximadamente 30 minutos.
O hospital negou que tenha faltado oxigênio para os pacientes em si. Os pacientes em questão estavam nas Unidades de Terapia Intensiva e Semi-intensiva. A Prefeitura ainda informou que foram providenciados carregamentos com mais cilindros de oxigênio como medida de retaguarda, bem como o reforço de profissionais de saúde no Lauro Reus.
Entre 8h10 e 8h40, o hospital ainda informou que havia 26 pacientes necessitando de ventilação mecânica na UTI e Emergência.
Leia a nota oficial da Prefeitura de Campo Bom
Leia a nota oficial do Hospital Lauro Reus
NOTA TECNICA OFICIAL HOSPITAL LAURO REUS
Com relação à informação sobre a falta de oxigênio nesta manhã no Hospital Lauro Reus, de Campo Bom, a direção da unidade de saúde esclarece que:
1) No período entre 08h10 e 08h40 da manhã desta sexta-feira (19) haviam 26 pacientes em ventilação mecânica na UTI e Emergência.
2) Não houve em momento algum falta de oxigênio aos pacientes, devido à rápida ação da equipe assistencial, que acionou imediatamente o Plano de Contingência – em decorrência de uma instabilidade na rede central de distribuição de oxigênio (O²) que durou aproximadamente 30 min.
3) Segundo a direção técnica do hospital, diante da gravidade geral da situação em nível mundial, e não diferente no Rio Grande do Sul, este hospital opera atualmente com capacidade próxima a 300 % acima da média.
4) Considerando os fatos, foi imediatamente instaurada uma sindicância para verificar as possíveis causas da instabilidade temporária na central de Oxigênio (O²).