Estado - País - Mundo

Identificado criminoso morto em confronto com a polícia em Vila Cristina

14/03/2023 - 15h29min

Atualizada em 14/03/2023 - 15h34min

Ygor Pereira tinha 21 anos (Créd.: Divulgação)

Caxias do Sul – O homem morto em confronto com a Brigada Militar na região de Vila Cristina na madrugada de segunda-feira, 13, foi identificado como Ygor Luan de Jesus Vicente Pereira, de 21 anos. Ygor era um dos cinco criminosos que invadiram uma chácara às marges da BR-116 naquela madrugada e abriram fogo contra dois homens, que seriam caseiros do local. Na fuga, os criminosos partiram em direção a Vale Real, quando houve troca de tiros com o 4º Batalhão de Choque e o veículo em que estavam, uma Chevrolet Captiva preta, capotou ao lado da rodovia. Ygor seria o motorista e morreu na hora.

A Operação de caça aos criminosos, que contou ainda com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), de Porto Alegre, terminou com oito pessoas presas, incluindo os homens que foram alvos da tentativa de homicídio. Foram cerca de oito horas de cerco policial até que todos fossem capturados ao final da manhã.

Entenda o caso

Eram por volta de 4h30 da madrugada quando o grupo de criminosos invadiu a chácara nas proximidades da fábrica de calçados Pettenati, bem próximo ao limite com Nova Petrópolis, no distrito de Caxias do Sul. Na tentativa de assassinar um dos homens do local, atiraram diversas vezes contra a vítima, mas conseguiram apenas feri-la no braço. O Batalhão de Choque estava nas proximidades e ouviu os disparos, iniciando a perseguição ao carro dos criminosos.

Já na ERS-452, em direção a Vale Real, começou a troca de tiros entre bandidos e policiais e a Captiva, que havia sido roubada em dezembro, em Porto Alegre, capotou. Ygor faleceu no local, mas os outros quatro conseguiram deixar o veículo e fugir em direção a um matagal. As buscas então se iniciaram por parte do 4º BPChq em conjunto com o BOPE.

Carro em que estavam os criminosos capotou após troca de tiros (Créd.: Divulgação)

Prisões

Enquanto isso, o caseiro baleado, um homem de 36 anos, foi socorrido e levado para atendimento médico. A vítima do atentado portava duas armas de fogo e possui antecedentes por tráfico e homicídio. Ele e o outro homem que também foi alvo da quadrilha acabaram sendo presos também. A dupla, com antecedentes criminais, é suspeita de usar a chácara como depósito de drogas para uma facção de Caxias do Sul. Outras duas mulheres, que tentaram resgatar os caseiros, também foram presas.

Já os cinco homens que invadiram a propriedade, incluindo Ygor, que morreu, são suspeitos de terem assassinado Leandro Santos Brandão, 43 anos, no dia 21 de fevereiro, com mais de 50 tiros em Caxias do Sul. Dos quatro que fugiram inicialmente, um deles foi preso por volta das 10 horas escondido embaixo da ponte do Rio Caí, e os outros três no final da manhã.

Materiais apreendidos

  • 1 pistola G2C 9mm
  • 3 carregadores e 36 munições intactas 9mm
  • 1 revólver Taurus calibre 38 com 10 munições intactas
  • 46 gramas de maconha
  • 1 pistolas Bersa calibre 9mm com 15 munições
  • 1 pistola Bersa 9mm com três munições
  • 1 espingarda calibre .12
  • 1 VW Santana bordô
  • 1 GM CAPTIVA em ocorrência de roubo
  • 1 colete balístico
  • 1 galão combustível gasolina
  • 1 material de identificação da polícia
  • 4 celulares

Copyright© 2020 - Grupo o Diário