Estado - País - Mundo

Idoso precisa de ajuda para recomeçar após perder tudo durante incêndio em Dois Irmãos

08/12/2022 - 18h50min

Atualizada em 08/12/2022 - 23h07min

José Rossa, de 68 anos, ficou só com a roupa do corpo (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Um grave incêndio atingiu uma residência na Rua Guilherme Johan, no Travessão, na noite de quarta-feira, 7, por volta de 22h45. A casa é mista e, a parte de madeira, foi totalmente destruída.

Nela morava José Rossa, de 68 anos. O idoso conta que estava dormindo e acordou com um forte cheiro de fumaça. Ao abrir a porta do quarto quase foi sufocado; mesmo assim juntou forças para sair correndo em meio às chamas do fundo da casa até a garagem – sem sofrer qualquer ferimento.

A filha Luciane Beatriz Rossa Pandolfo mora logo ao lado. Acordou com fortes estalos que vinham do lado de fora; ao sair viu o fogo e foi correndo ajudar.

Ao ver o pai salvo começaram a trabalhar para resfriar as duas casas vizinhas que ficam extremamente próximas e seriam rapidamente atingidas pelas labaredas. As guarnições do Corpo de Bombeiros de Ivoti e Dois Irmãos vieram e conseguiram evitar um estrago ainda maior. Mas, da casa de seu José, nada sobrou. Ele acredita que o fogo possa ter começado na geladeira, que era a única coisa ligada.

A parte de madeira foi totalmente destruída. O idoso estava num quarto, nos fundos, dormindo, e conseguiu sair correndo (FOTO: Cleiton Zimer)

SEGUNDA PANCADA NA VIDA

Homem trabalhador, José é aposentado e seguia na lida da roça; estava morando naquela casa há cerca de quatro anos. O incêndio não é a primeira pancada que a vida lhe dá; há cerca de dois anos contrataram uma construtora para construir uma residência pré-fabricada, pagaram, mas, deixaram a obra inacabada: era golpe. E, agora, mais isso.

O idoso perdeu tudo, saiu correndo só com a roupa do corpo – que estava em cima da cama e foi a única coisa que conseguiu pegar. Perdeu seus documentos, seus móveis e tudo mais. Além disso, suas ferramentas de trabalho na lida também foram destruídas: duas motosserras, soprador de ar, pulverizador, serra, e muitas outras coisas.

Entristecido, José conta que amanhã mesmo vai voltar para a lavoura, pois terá de reconstruir tudo. “Eu planto um pouco de tudo, milho, mandioca, feijão.” Momentaneamente está na casa da filha e juntos vão recomeçar, afinal, o bem maior ficou: a vida.

Ele precisa da doação de móveis, roupas, calçados e até mesmo ferramentas para trabalhar. Quer reconstruir a casa da forma mais rápida possível, até porque não terá nem onde colocar móveis que eventualmente serão doados.

FORMAS DE AJUDAR

Portanto, para quem puder ajudar, inclusive financeiramente para a obra, pode contatar a filha Luciane Beatriz Rossa Pandolfo (051 99873-2194) e o genro Valdemir José Pandolfo (051 99965-5085).

*ATUALIZAÇÃO: a família informou que foi aberta uma conta para depósito para arrecadar fundos para a reconstrução da casa. Está no nome do genro, Valdemir José Pandolf, com a chave pix 51999655085.

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário