Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Inaugurado Núcleo de Mediação na Delegacia de Santa Maria do Herval

18/10/2022 - 20h03min

Atualizada em 18/10/2022 - 20h06min

ala do Mediar com a mesa redonda para a realização dos diálogos (FOTOS: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Na tarde desta terça-feira, 18, foi oficialmente inaugurado o Programa Mediar no Município – que na prática já está funcionando desde maio. Em todo o Estado já são 108 núcleos. A cerimônia aconteceu na casa histórica ao lado da Delegacia e, posteriormente, foi realizado o descerramento da fita na sala.

Descerramento da fita sendo feito pelas autoridades, policiais e a artista Juliana Faber

Esteve presente a delegada Adriana Regina da Costa, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana; delegado Eduardo de Augusto de Moraes Hartz, diretor da 3ª DPRM de São Leopoldo e responsável pela DP de Herval; delegada Sabrina Deffentte, coordenadora do Programa Mediar; delegada Michele e desembargador José Conrado Kurtz de Souza. Além do comissário local, Antônio Carlos Pinto.

Das autoridades do município esteve presente a prefeita Mara Stoffel, presidente da Câmara Cleidir Arnold – vereadores Leandro Lechner Kich e Paulo Henrique Kaefer, além do comandante da Brigada Militar, sargento Marcos.

A artista plástica Juliana Faber, que, com sua arte, transformou a Delegacia em um local acolhedor, também falou do seu trabalho, explicando cada traço e relatando um pouco da própria história de vida – detalhando a importância de um ambiente policial receber bem as pessoas.

Empresários, comerciantes e moradores que de alguma forma ou de outra colaboraram prestigiaram o evento e, no final, teve comemoração com um coquetel.

Comunidade e apoiadores prestigiando a inauguração

PREOCUPAÇÃO COM A COMUNIDADE

Comissário Antônio Carlos Pinto

O comissário Antônio Carlos Pinto destacou a parceria com a comunidade para a concretização do projeto, com o objetivo de tornar a Delegacia, como um todo, mais acolhedora. Por isso prestou uma homenagem a todos os que cooperaram. “A DP tem preocupação com todos os tipos de delito, dos mais leves aos mais graves. Este é um dos motivos de estarmos aqui, buscar a resolução de conflitos”, disse.

Ouvir as pessoas

Delegada Sabrina Deffentte, coordenadora do Programa Mediar

A delegada Sabrina Deffentte destacou a importância do programa e a diferença que representa em todas as cidades nas quais foi implantado. “Criamos uma forma de ouvir as pessoas e conseguir trabalhar conflitos”, afirmou, pontuando que a Polícia Civil se transformou numa instituição mais acolhedora e humana através do Mediar. Sabrina presentou o comissário com a tradicional cuia, que representa o Mediar e o diálogo.

Acrescentando na comunidade

Delegado Eduardo de Augusto de Moraes Hartz

Eduardo Hartz, responsável pela DP, elogiou as transformações que ocorreram na estrutura local, tanto do Mediar como no restante, afinal, a Delegacia foi totalmente reestruturada nos últimos meses – cujos resultados são refletidos pelo próprio reconhecimento da comunidade.

Falou do desempenho dos policiais locais, comissário Pinto e escrivão João Tadeu da Rosa. “A mediação, através de um mediador capacitado, é uma oportunidade de fazer uma tentativa de reconciliação entre as partes. São poucos os casos de reincidência, menos de um por cento, então é algo que realmente acrescenta numa comunidade”.

Hartz frisou que, no mês de setembro, Herval foi a sétima cidade – das 108 com o Mediar – a se destacar no Programa.

Diálogo

Desembargador José Conrado Kurtz de Souza

O desembargador José Conrado Kurtz de Souza, morador recente de Herval, destacou a união da comunidade em torno do projeto. “E isso é muito importante. A Delegacia é o primeiro local onde a pessoa vai se socorrer. Eu tenho acompanhado a Polícia Civil e vejo que a mudança do perfil, o diálogo, como isso evita problemas”, disse, analisando que hoje é justamente isso que falta. “Não conseguimos mais conversar. Então parabéns pelo Programa, por trazer o diálogo”.

Encurtando o processo

Prefeita Mara Stoffel

A prefeita Mara Stoffel falou da alegria, desde o início, ao saber que o Mediar seria implantado. “Quando falamos de Justiça, sabemos bem o quanto os processos se alongam. E o Mediar é uma “foice” que corta este processo longo”.

Espírito comunitário

Delegada Adriana Regina da Costa, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana

A diretora Adriana Regina da Costa, que já conheceu a cidade em outras oportunidades – inclusive dando palestras para as mulheres, destacou o espírito comunitário do Herval, dirigindo-se de forma especial a todos que colaboraram com a execução do projeto. “Eu agradeço a presença e comprometimento de vocês todos”, disse, desejando sucesso ao Mediar e se colocando a disposição do Município.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.