Estado - País - Mundo
INSS regulamenta atendimento presencial nas agências
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2) os procedimentos a serem adotados no atendimento presencial nas agências.
O atendimento presencial chegou a ser suspenso logo no começo da pandemia, mas retornou em setembro de 2020, com a inclusão de agências e serviços de forma gradual e com a necessidade de agendamento prévio.
Na portaria 982 desta quarta-feira, o INSS retomou a disponibilização de alguns serviços sem a necessidade de agendamento prévio, o chamado Atendimento Espontâneo, que será realizado nas agências para os seguintes serviços:
- orientações e informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
- atendimento por decisão judicial;
- agendamento de serviços;
- emissão de senha para acesso ao gov.br; e
- acesso aos serviços ofertados pelo autoatendimento orientado, nas unidades participantes do Projeto do Novo Modelo de Atendimento.
As unidades que não ofertarem o Atendimento Espontâneo em razão de sua capacidade de atendimento devem orientar o interessado a realizar o agendamento desses serviços pelos canais remotos de atendimento ou, caso exista na unidade, pelo autoatendimento orientado.