Estado - País - Mundo

Ivoti recebe cinema móvel gratuito na Praça Ecológica

14/11/2023 - 17h02min

Atualizada em 14/11/2023 - 19h28min

Ivoti – O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Ivoti no próximo dia 19 com atividades gratuitas para a comunidade. Para entreter o público, serão exibidos curtas-metragens e o filme “Sing – Quem Canta Seus Males Espanta”, a partir das 18h30, na Praça Ecológica (Rua São Leopoldo, 414, bairro Brasília).

As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. A ação tem o intuito de transformar espaços públicos, como a Praça Ecológica, em salas de cinema e aproximar a cultura da população, O CineSolar é patrocinado pela RGE e conta com o apoio da Prefeitura de Ivoti e do Instituto CPFL.

O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e, com isso, carrega todo o cinema. São, ao todo, 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

“Parcerias deste tipo são muito importantes para Ivoti, não só por levar a cultura e o cinema até a comunidade, mas fazer isso de uma forma totalmente inovadora e sustentável. Esse será um momento para as crianças e os adultos se divertirem, com descontração e com boas obras audiovisuais”, declara a secretária de secretária de Turismo, Desporto e Cultura, Raiama Trenkel.

Com infográficos, iluminação e decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades. Ainda, com o furgão é possível mostrar, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU ).

Neste Circuito, a Sétima Produções Culturais foi convidada para selecionar os curtas-metragens infantis e ambientais com a temática “Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro”. A curadoria é da diretora artística Ana Arruda, que tem se dedicado a projetos que unem cinema, artes, tecnologia e educação, como realidade virtual e laboratórios internacionais de narrativas imersivas. Ela também é idealizadora e diretora do Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-metragem.

PROGRAMAÇÃO

18h30 | Visitação ao furgão do CineSolar (estação móvel de ciências, arte e tecnologia)

19h | 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais

20h | 2ª sessão: ‘Sing – Quem Canta Seus Males Espanta’

Local em caso de chuva: Ginásio Municipal da Escola 25 de Julho – Rua Floriano Peixoto, 450, bairro Vinte e Cinco de Julho

Sair da versão mobile