Estado - País - Mundo

Ivoti receberá mais de R$ 300 mil reais em insumos para agricultores que sofreram perdas com o ciclone

19/12/2023 - 14h36min

Extensionista da Emater de Ivoti, Felipe Pereira Dias, técnico agrícola, Giovanni Lopes, e secretária de Desenvolvimento, Denise Rodrigues (FOTO: Divulgação / PMIV)

O recurso é destinado através do programa Reconstrói no Campo, criado pelo Governo do Estado do RS

Ivoti – Uma notícia importante para os produtores do Município. Ivoti é contemplada com R$303.709,00 que serão destinados à agricultura familiar. O recurso será utilizado para recuperar 101 hectares das propriedades que foram atingidas pelas enchentes em 2023.

Pelo projeto, os valores serão aplicados na aquisição, distribuição e aplicação de insumos, tais como corretivos, condicionadores de solo, adubos, bioinsumos e sementes de cobertura, recuperando as áreas cultiváveis afetadas. Ao todo, 55 produtores serão beneficiados.

O lançamento e a assinatura dos convênios da primeira fase do Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo, foi realizado dia 12 de dezembro, no Palácio Piratini, e contou com a presença da secretária de Desenvolvimento de Ivoti, Denise Rodrigues, o extensionista da Emater de Ivoti, Felipe Pereira Dias e o técnico agrícola, Giovanni Lopes.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento, Denise Rodrigues, “o projeto é para recuperação da fertilidade do solo, que foi severamente prejudicada com a enxurrada causada pelo ciclone. Sabemos da importância de valorizar os produtores, pois sofreram inúmeras perdas e precisam de incentivos para voltar a produzir”, conclui.

Conforme a secretária, o valor deverá ser repassado para o Executivo em janeiro e a previsão para a entrega dos insumos será entre fevereiro e março de 2024.

O PROGRAMA

Nesta primeira etapa do Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo foram contemplados 22 municípios. A iniciativa tem o propósito de disponibilizar recursos para a recuperação de áreas cultiváveis em cidades que tiveram perdas decorrentes do ciclone extratropical que atingiu o Estado entre 15 e 16 de junho de 2023, buscando restabelecer plenamente sua capacidade produtiva. O objeto do convênio é a aquisição, distribuição e aplicação de insumos, tais como corretivos, condicionadores de solo, adubos, bioinsumos e sementes de cobertura.

Sair da versão mobile