Estado - País - Mundo

Jovem empreendedor transforma sonho em realidade em Herval

14/04/2022 - 13h39min

Atualizada em 14/04/2022 - 15h49min

Elevi (direita) abriu uma barbearia há quatro anos; hoje, em novo endereço, já conta com um colaborador, o Angelo Santiago, 18 anos (esquerda) e pretende abrir mais uma unidade neste ano (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Fundada em 2018, a Barbearia Rauter completou quatro anos de atuação no dia 6 de abril. O proprietário e barbeiro Elevi da Silva Rauter, 26 anos, começou a empreender aos 22, sozinho, e hoje conta com mais um colaborador atendendo em média de 600 clientes ao mês e, além disso, projeta criar mais uma unidade ainda neste ano – gerando novas oportunidades de emprego e renda.

O empreendimento fica no bairro Amizade, na rua Beno Closs, atendendo de terças a sábados. O jovem empreendedor explica que a Rauter é reconhecida pela rapidez no atendimento, através de cortes nos estilos atuais para todos os públicos.

Elevi e Angelo atendem juntos na Barbearia (FOTO: Cleiton Zimer)

Acreditando e realizando

Mas tudo começou em meio às dificuldades. Vindo de uma família humilde, Elevi conta que não tinha condições financeiras de abrir um negócio. “Estava no pior momento da minha vida, devendo aluguel, água, luz, parcelas do carro atrasadas e motor estragado”.

Mas não faltou coragem e fé. Fez cursos e se preparou. Mesmo sem dinheiro, conseguiu um cartão de crédito e comprou os equipamentos necessários para abrir uma barbearia no Centro. Não tinha recurso, nem sequer, para pagar o aluguel da sala comercial e negociou um prazo maior com o proprietário.

Neste meio tempo ainda trabalhava em uma fábrica de calçados – na Barbearia só após o expediente, finais de semana a feriados. Nos primeiros meses não conseguia tirar a quantia necessária para cobrir as despesas. Tinha tudo para desistir. “As pessoas sempre me falavam para eu parar, até mesmo pessoas da minha família diziam que não daria certo. Tinha semanas que eu fazia só um corte”, lembra.

Nada de desistir

Mesmo com todas as barreiras o jovem empreendedor decidiu ir contra a maré. “Sempre acreditei no meu potencial, eu me via lá na frente com o carro, a casa que tenho hoje”. Assim, através de muito trabalho, divulgação e promoções – por vezes absurdas –, começou a atrair clientes de diferentes idades e estilos.

Chegou nos 40 clientes fixos e aumentando gradativamente, a tal ponto de ter que sair da fábrica de calçados para se dedicar totalmente ao ofício, migrando para uma nova sala, agora, no bairro Amizade. Recentemente contratou mais um colaborador e, hoje, atendem 600 pessoas por mês de diferentes localidades e até de fora do Município.

Expandindo e incentivando pessoas

Elevi também quer que mais pessoas apostem em si mesmas. Para tanto, oferece cursos para quem deseja empreender no segmento. “Se você se vê lá na frente, é só correr atrás que vai chegar. Para abrir um negócio não precisa de dinheiro. Eu não precisei. Precisa apenas querer e fazer de tudo para acontecer. Nunca começar pensando se vai dar certo ou não; é preciso começar para dar certo, e vai dar”.

Agora, o próximo passo é abrir uma outra unidade. Por ora, o local não será divulgado, mas deve ser inaugurado ainda neste ano. “Só quero empreender mais e mais. A Barbearia tem sustentando minha família, esposa e filho, além de gerar emprego para mais um colaborador”.

A Barbearia possui duas salas de atendimento (FOTO: Cleiton Zimer)

Estudo

Elevi fala da importância do preparo, do estudo. Conta que aos 12 anos tinha parado de estudar e, certa feita, em uma Festa da Batata do Município, foi abordado por um artista que interpretava um palhaço e, este, lhe disse para continuar com os estudos. Um conselho que mudou a sua vida. “Ele nem me conhecia, não sabia que eu tinha parado. Depois de um tempo comecei a fazer o curso de barbeiro, hoje vivo disso e ainda vou trazer mais funcionários”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário