Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Jovem que morreu precocemente aos 19 anos, inspira um dos maiores eventos de bike da região

02/09/2023 - 14h57min

Atualizada em 03/09/2023 - 17h06min

Largada do 5º Pedal do Léo, no Núcleo de Casas Enxaimel (FOTO: Geison Concencia)

Por Geison Machado Concencia

Ivoti – O jovem Leonardo Schallenberger partiu muito cedo, em decorrência de uma leucemia, quando tinha apenas 19 anos. Amante do pedal, Léo não se separava da bicicleta, nem enquanto fazia tratamento contra o câncer. A paixão pela bicicleta, junto com sua generosidade e amor ao próximo, inspirou o surgimento de um dos maiores eventos que reúnem ciclistas da região. Mais de 400 pessoas estivem presentes no 5º Pedal do Léo, que além de percorreram os locais em que ele costumava pedalar, doaram alimentos e kits de higiene para entidades, na tarde de sábado (02), com largada do Núcleo de Casas Enxaimel.

A história do jovem que não abandonava a sua bike, nem enquanto estava doente, encantou outros ciclistas, que priorizam a data para estarem no evento. É o caso de Peterson Masera, de Campo Bom. Ele tem essa data separada todos os anos, dedicadas a esse pedal, por conta da admiração que sente pela história do menino e faz questão de trazer amigos para tornar esse momento cada vez mais significativo. “Quando conheci a história do Léo, sensibilizei-me. Então decidi vir sempre. Tinha até outro compromisso, mas setembro é sagrado para mim. Só falto se o patrão chamar. Quando passo por alguns trajetos em que Léo fazia de bicicleta, lembro das histórias contadas em seu livro, e logo me emociono”, disse Peterson.

Peterson comentou que na primeira edição em que participou, trouxe apenas um amigo. Na 5ª edição, foram 22. O pedal conta hoje com participantes de diversas regiões do Estado: Serra, Encosta da Serra, Região Metropolitana, capital entre outras.

Alimentos

As inscrições para o 5º Pedal do Léo foram alimentos e kits de higiene, que serão entregues ao Marmitas do Bem e a Casa de Apoio Madre Ana, da Santa Casa. Além disso, ocorreu a venda do livro “Pedalando junto às estrelas”, obra que relembra a história de Léo, escrito por sua família. Os valores, também, foram revertidos para entidades.

Trajeto

O percurso do Pedal do Léo passou por três municípios: Ivoti, Lindolfo Collor e Presidente Lucena. A ideia era repetir os locais em que ele costumava andar de bicicleta. Um dos locais mais marcantes para todos é um rio coberto por muito verde, formando um túnel com belas paisagens.

A mãe, Adriana Schallenberger, lembra que o movimento começou depois que as cinzas de Léo foram conduzidos por muitos ciclistas, como forma de homenagear aquele que representa o amor pelo esporte, muito praticado no município e região.

Peterson Masera é de Campo Bom e participa do Pedal desde a primeira edição

 

 

Créd. Cesar Hugentodler

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.