Estado - País - Mundo
Júlio Wiltgen é ordenado padre em Estância Velha e celebra missa no Pinhal Alto, em Nova Petrópolis

Ordenação foi na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Estância Velha
Por: Gian W. Baum
Nova Petrópolis/Estância Velha – Júlio Wiltgen, que viveu em Nova Petrópolis onde tem parentes atualmente, foi ordenado padre na última sexta-feira, dia 2 de dezembro, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Estância Velha. Após a ordenação, já no dia seguinte, Padre Júlio esteve no Pinhal Alto, onde celebrou sua primeira missa na Igreja Imaculado Coração de Maria, no centro da localidade. As comemorações seguiram com um jantar no pavilhão de festas da comunidade.
Padre Júlio César Wiltgen
Júlio Césas Wiltgen é nascido em São Leopoldo e tem 33 anos. Ele e a família mudaram de cidade em 1999, quando foram para a outra ponta da região, Estância Velha. “Ali comecei a catequese em 2000 e recebi a Crisma em 2004”, lembra o padre. “Eu frequentava as missas na minha comunidade todos os domingos”, recorda o religioso que teve incentivo desde cedo.
Os avós paternos de Júlio, Reinaldo e Rosalina Wiltgen com o menino ainda bebê no colo
HÁ DEZ ANOS – Em 2012, Júlio começou a dar aulas na catequese para as turmas que passariam pela Primeira Comunhão. Júlio lembra que foi nesta época que recebeu o mandato para poder exercer a função de Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística. “Ali senti o chamado de Deus para ficar mais perto da Eucaristia e a educar o povo na doutrina da salvação”.
Avós maternos, Sônia com Júlio no colo e Zeno, com Alex no colo
O jovem, então com 23 anos, começou a frequentar os encontros para discernimento vocacional no Seminário Betânia, em Novo Hamburgo. No ano seguinte, em 2013, ingressou no Seminário. Já em 2015 passou a estudar Filosofia no Seminário Maria Mater Ecclesiae, em Itapecerica da Serra, em São Paulo. Voltando ao Sul, em 2018 ingressou no Seminário Maior de Viamão. Foi neste período que começou a estudar Teologia na PUCRS. “E no final do ano passado fui aprovado para o diaconato, que recebi em 24 de abril deste ano”, conta o padre que recebeu a Ordenação sacerdotal no último dia 2.