Estado - País - Mundo
Justiça revoga suspensão do Concurso da Brigada Militar
Estado – A Justiça do Rio Grande do Sul revogou a suspensão do concurso público para o ingresso no Curso Superior de Polícia Militar, destinado à formação de oficiais da Brigada Militar. A suspensão havia sido determinada em 12 de maio, atendendo a um pedido do Ministério Público Estadual (MP-RS), que apontava irregularidades no edital, especialmente a previsão de ingresso direto no posto de capitão, contrariando a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (Lei nº 14.751/2023)
Com a nova decisão judicial, o certame poderá prosseguir, permitindo que os candidatos continuem no processo seletivo. O concurso oferece 120 vagas para o Quadro de Oficiais de Estado-Maior da Brigada Militar, com remuneração inicial de R$ 21.513,44. Os requisitos incluem diploma de bacharel em Direito, idade máxima de 29 anos (exceto para militares estaduais do RS), altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”
A banca organizadora, IBADE, ainda não divulgou um novo cronograma para as etapas do concurso. Os candidatos devem acompanhar as atualizações no site oficial da Brigada Militar e da organizadora para informações sobre as próximas fases do processo seletivo.