Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Kerbfest de Joaneta: Kerb de antigamente é celebrado com alegria e muita cultura em Picada Café

22/08/2022 - 13h56min

Picada Café – Junta alegria, religiosidade, cultura, comida típica, muita música e chopp em um só lugar. Assim foi o sábado na III edição do Kerbfest de Joaneta, um evento organizado pela Sociedade Joaneta e que celebra a festa mais alemã da região. Além de celebrar o kerb, celebrou ainda o dia da Padroeira Santa Joana Francisca de Chantal, dia este que é celebrado em 12 de agosto.

UM DIA INTEIRO DE PROGRAMAÇÃO
O III Kerbfest de Joaneta é muito mais que uma festa. É união de uma comunidade para celebrar e festejar. Pessoas de todas as idades se unem na missa pela manhã e para mostrar a parte cultural. A missa foi cantada pelo Coral Santa Joana Francisca de Chantal e corais convidados de Morro Reuter e Picada São Paulo. A manhã foi ainda de bierwagem e muita dança alemã, mostrando a cultura tão rica e viva em Joaneta. O meio dia foi de almoço na Sociedade Joaneta. De acordo com os organizadores, foram servidas cerca de 800 pessoas.

DIVERSÃO, CHOPP E BAILE
Kerb é de tudo um pouco. Ainda no sábado a tarde foi de diversão. Os jogos germânicos, tão presentes nas festas alemãs, alegraram o público. Desde o arremesso de ovos, corte de lenha, como outras, fizeram a alegria dos presentes. Mas a tarde reservou a parte mais aguardada. A Banda 0800 subiu ao palco e levou ainda mais alegria a festa tradicional. E nem o frio arredou o público da festa. O vice-prefeito Max Mallmann é natural de Joaneta e esteve na festa. “O kerb é alegria, é diversão, é encontro de famílias, de amigos. Está tudo muito bonito”, declarou. O casal André e Marlise Raubert veio de Nova Petrópolis e passou o dia em Joaneta. “Muito legal essa festa, a manutenção da cultura de antigamente. Está muito divertido”, frisou o pintor. Outro que se misturou a multidão era o comerciante Marti Bauer. De folga na sua cervejaria, ele estava animado e elogiou a festa de Joaneta. “Os jogos, a alegria, tudo muito bonito. Está de parabéns a comunidade de Joaneta por mostrar o que é festa cultural”, detalhou. A organização festeja e espetacular a edição 2022 do kerbfest. “Estávamos preparados para atender a todos da melhor forma. O dia foi um espetáculo. Apesar do amanhecer congelante, a tarde foi calorosa com toda a animação do público presente”, destacou o vice presidente Franciel Juver. “Agradecer a comunidade que nos abraçou neste evento e se fez presente. A 3ª edição provou que acertamos no novo conceito de festejar com as famílias da comunidade da Joaneta. Já estamos ansiosos para a 4ª edição em 2023”, acrescentou. O III Kerbfest de Joaneta foi organizado pela Sociedade Joaneta e contou com o patrocínio de Embutidos Esperança, Ecosul Energias, Sicredi, Coopershoes, Sugar Shoes, Estofados Rincão e Metalúrgica Artelupa.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.