Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Lula veta construção de casas provisórias no Rio Grande do Sul

11/06/2024 - 17h29min

Foto: Ricardo Stuckert

Nesta terça-feira, 11, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou o veto ao plano de construção de casas provisórias no Rio Grande do Sul. A decisão vai contra o anúncio feito na semana passada pelo governador Eduardo Leite, que previa a construção de 500 moradias temporárias para as famílias afetadas pelas enchentes no estado.

Durante um encontro no Palácio do Planalto, em Pernambuco, Lula explicou sua decisão, argumentando que obras provisórias frequentemente se tornam permanentes. Ele destacou a necessidade de um planejamento mais sólido e seguro para a construção de novas residências.

“Vamos ter que encontrar terrenos sólidos e construir casas com infraestrutura completa: ruas, esgoto, água, energia elétrica, áreas de lazer para as crianças e escolas. Não podemos permitir que as pessoas, após o que passaram no Rio Grande do Sul, voltem a morar em locais inóspitos e inseguros” afirmou Lula.

O plano de casas provisórias anunciado por Eduardo Leite previa moradias de 27 metros quadrados, com um dormitório, sala/cozinha, banheiro, mobiliário planejado e eletrodomésticos. No entanto, a falta de sintonia entre o governador e o presidente gerou um distanciamento entre os dois líderes.

A tentativa de Leite de agendar uma reunião com Lula para discutir novas medidas não teve sucesso. A falta de diálogo e a divergência sobre a reconstrução pós-enchentes parecem ter ampliado a distância entre os políticos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.