Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Maduro está sob custódia dos Estados Unidos e será julgado no país

03/01/2026 - 09h48min

Atualizada em 03/01/2026 - 09h49min

O senador republicano Mike Lee, do estado de Utah, afirmou neste sábado (3) que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está sob custódia dos Estados Unidos e deverá responder a acusações criminais em território norte-americano. A declaração ocorre após uma megaoperação militar realizada pelos EUA em Caracas durante a madrugada.

Segundo Lee, as informações foram repassadas pelo secretário de Estado, Marco Rubio, com quem o parlamentar disse ter conversado diretamente. De acordo com o senador, Rubio confirmou que Maduro foi detido por agentes americanos com o objetivo específico de submetê-lo ao sistema de Justiça dos Estados Unidos.

“Ele [Rubio] me informou que Nicolás Maduro foi preso por agentes dos EUA para enfrentar acusações criminais nos Estados Unidos”, escreveu Lee em publicação na rede social X (antigo Twitter).

Ainda conforme o senador, a ofensiva militar registrada na capital venezuelana teve caráter operacional e estratégico. Lee descreveu a ação como uma “ação cinética”, cujo objetivo principal teria sido garantir a segurança das forças responsáveis pelo cumprimento do mandado de prisão.

“A ação cinética observada teve como finalidade proteger e defender aqueles que executavam o mandado”, afirmou.

Até o momento, não houve confirmação oficial por parte do governo dos Estados Unidos ou da Venezuela sobre a custódia de Maduro. Autoridades venezuelanas classificaram os ataques como uma “agressão militar estrangeira”, enquanto o governo americano ainda não divulgou detalhes formais sobre a operação.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.