Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Mais Médicos lança edital com 5.970 vagas

22/05/2023 - 15h21min

Prioridade é para médicos brasileiros

Brasil – A partir da próxima sexta-feira, dia 26, o Programa Mais Médicos iniciará às inscrições, dando prioridade a profissionais brasileiros formados no país. O Ministério da Saúde divulgou hoje, segunda-feira, dia 22, um edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios de todas as regiões do Brasil.

Além dos médicos brasileiros formados no país, também poderão participar aqueles formados no exterior ou estrangeiros, desde que possuíam o Registro do Ministério da Saúde (RMS), ocupando as vagas não internadas por médicos com registro no Brasil.

As inscrições permanecerão abertas até o dia 31 de maio, e de acordo com o Ministério, a previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no final de junho.

Para se inscrever, os interessados ​​devem acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas no site do Mais Médicos entre os dias 26 e 31 de maio. Após a validação da inscrição, que foi atendida de 1º a 5 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de preferência para atuar.

Na seleção dos profissionais, serão considerados critérios como titulação, formação e experiência prévia no programa. Em caso de empate, terão prioridade os candidatos que residam mais próximos do local de atuação no Mais Médicos, os que possuam mais tempo de formado e os de maior idade.

Todos os participantes poderão receber incentivos para permanecer no programa, sendo que aqueles alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade, de acordo com a oferta do edital, cursando um percentual maior de incentivo.

De acordo com o Ministério, atualmente mais de 8 mil médicos que sofrem no programa. O edital lançado agora visa preencher as vagas ociosas dos últimos quatro anos e também oferece mil vagas inéditas para a Amazônia Legal.

Cerca de 45% das vagas estão localizadas em regiões de vulnerabilidade social e histórica dificuldade de contratação de profissionais. Em 2023, 117 médicos foram convocados para atuar em distritos sanitários indígenas, incluindo o território yanomami, que enfrentaram uma situação de emergência sanitária.

O governo federal espera que até o final do ano, 28 mil profissionais do Mais Médicos estejam presentes em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão garantia de atendimento médico na atenção primária, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme informado pelo Ministério.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.