Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Manifesto em Brasília foi em defesa da energia solar

09/06/2021 - 16h50min

Atualizada em 09/06/2021 - 16h56min

País – Cerca de 700 pessoas foram a Brasília nesta semana, não apenas em defesa da energia solar, mas também pelo direito de todos os brasileiros produzirem sua própria energia. Ao todo, 20 estados estavam representados, sendo que 80 pessoas, entre empreendedores e trabalhadores, são do Rio Grande do Sul.
Pouco é falado dos baixos níveis de água nos reservatórios das hidroelétricas, e por isso constantemente o brasileiro paga pela bandeira vermelha na conta de luz, que fica mais cara nestas situações.
Segundo o empresário Élio Barcelos, que trabalha com venda de equipamentos para a geração de energia solar em Ivoti, quem produz a própria energia está protegido. “Isso é referente aos riscos do atual sistema elétrico brasileiro, e a forma alternativa de energia pode ser a saída para evitar um futuro apagão energético, cujas consequências econômicas e sociais não se pode medir”, explica.
O movimento é pela aprovação pelos deputados federais do projeto de lei nº 5829, com emendas. Além de contribuir para a segurança elétrica do país, ameaçada pela iminente crise hídrica,  a luz do sol melhora a qualidade da energia oferecida, diminuindo perdas elétricas e auxiliando na manutenção e aumento dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, preservando recursos hídricos essenciais à vida e à economia.
A geração própria de energia solar utilizada por produtores rurais, comerciantes, bem como em residências, representa apenas 0,7% frente aos 86 milhões de consumidores do Brasil. Ingressam no sistema elétrico quase 2 milhões de novos consumidores a cada ano.

A aprovação da proposta pretende a criação do marco legal da popular Lei da Energia Solar, que pretende garantir ao cidadão produzir a própria energia renovável, que pode ser elétrica, eólica, geotérmica, através de mini-usinas, além de garantir mais de 140 mil postos de trabalho.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.