Estado - País - Mundo
Marlei, de Morro Reuter, estará no Pelotão de Elite da Maratona de Curitiba
Por Cleiton Zimer
Morro Reuter / Dois Irmãos / Curitiba – No dia 20 de novembro a atleta de Morro Reuter, Marlei Willers, 44 anos, vai voltar para a sua terra natal de onde saiu há quase 30 anos. E o seu retorno se dará para disputar uma das maiores provas de corrida do Brasil – a Maratona de Curitiba.
Este será seu segundo desafio de 42 K – o primeiro foi em agosto, quando, de largada, já se tornou campeã da Maratona da Fila em São Paulo. E deste vez estará, novamente, no pelotão de elite.
Este desafio terá um requinte a mais pois a prova é uma das que mais paga no Brasil – com prêmio principal de R$ 40 mil. Portanto terá a presença dos melhores, tanto a nível nacional como internacional – e a Preta (como é conhecida) está entre eles.
“É uma experiência nova para mim, um novo universo que estou entrando. Além da preparação física é uma preparação mental também para poder administrar tudo isso, absorver, me concentrar no que quero e posso atingir”, disse a atleta.
Preparação contínua
A preparação de Preta é constante. Ela conta que logo após a prova da Fila descansou por uma semana e, em seguida, ela e a equipe – integrada pelo treinador Julio Pauletti e demais profissionais – começaram a trabalhar já com foco em Curitiba. “É uma prova que sempre quis fazer pois nunca corri no Paraná e sou paranaense, então vou ter uma grande oportunidade de correr na minha terra natal,” afirma, considerando que o desafio será gigante. “Mas se estamos no páreo é para fazer o melhor.”
Para fechar o ano
O desafio de Curitiba será para findar o ano para a atleta. No dia 29 de outubro ela se consagrou campeã do Estadual de Atletismo na Sogipa – finalizando os 10 mil metros em 36min 38seg. Ela conta que a prova foi, de certa forma, usada como meio de treinamento para a Maratona que está por vir.
4ª melhor do Brasil
Com seu resultado da Fila Marlei já foi parar na lista das 34 mulheres brasileiras que concluíram os 42 K em menos de três horas – Preta ficou em quarto lugar. O levantamento foi feito com base no ranking da World Athletics e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).