Estado - País - Mundo

Marlei quebra próprio recorde na Meia Maratona de Porto Alegre

13/06/2022 - 16h41min

Marlei concluiu 21 km em 1h18min45seg (Créd. Click Run)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter / Dois Irmãos / Porto Alegre – Superando a si mesma em cada desafio, Marlei Willers, 44 anos, quebrou mais um recorde pessoal neste domingo, 12, durante a 37ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre. Ela fez seu melhor tempo nos 21 km, percorrendo o trajeto em 1 hora, 18 minutos e 45 segundos – um objetivo traçado desde que começou a correr. Até então a marca era de 1 hora, 22 minutos e 36 segundos em São Paulo (oficial), e 1 hora, 19 minutos e 52 segundos em Igrejinha (extraoficial).

A moradora de Morro Reuter e com representatividade em Dois Irmãos e na região ficou em segundo lugar, fechando o percurso cerca de 20 segundos após a campeã, Jéssica, que é de Minas Gerais. Entre Rústica, Meia e Maratona, o evento reuniu 15 mil inscritos de 16 países, fazendo parte da comemoração dos 250 anos da Capital.

Marlei no pódio, mais uma vez (FOTO: arquivo pessoal)

Terceira participação

Foi a terceira vez que a atleta amadora participou do evento. A primeira foi em 2018, em que ficou em terceiro lugar geral. Em 2019 se consagrou campeã. A prova de domingo era para ter acontecido em 2020, porém, com a pandemia, foi adiada.

Uma grande vitória

A competição de POA é muito aguardada por atletas que buscam melhorar suas marcas para conseguir largar nos pelotões de elite, cujo resultado é registrado na confederação de atletismo. Marlei conta que a prova foi “gelada”, literalmente, o que já era esperado diante da época do ano e para o que estava preparada.

O percurso plano era uma vantagem e, o preparo incessante ao longo dos meses garantiu uma importante conquista: a quebra do próprio recorde e um lugar no pódio, fechando, assim, com chave de ouro o primeiro semestre de 2022 que foi regado de conquistas.

Fiquei vice-campeã, sei que as pessoas estão acostumas a me ver campeã mas, com certeza, teve um gosto de vitória muito grande porque foi a minha melhor marca”, comemora.

Largou atrás e lutou até o fim

Marlei participou do evento pela terceira vez (Créd. Click Run)

Por ser de categoria amadora Marlei largou mais atrás. Lutou, enfrentou os limites do corpo e da mente e seguiu sem parar. Nos 13 km alcançou a líder mantendo um ritmo próximo ao dela até os 19 km. “As pernas acabaram não aguentando mais e aí mantive o que eu consegui; caí um pouco mas me recuperei no 20 km”, conta.

Mesmo tento largado mais distante, mesmo não tendo um apoio tão grande quanto a primeira colocada – no sentido de patrocínios que reflete em preparo físico e na própria largada, Marlei não desistiu e deu tudo de si. “Tentei me manter o menos longe dela possível. Com isso superei minha própria marca sem perceber”.

Evolução constante

Marlei corre desde 2017. De lá para cá, cada semana, mês e ano foram de comprometimento. Hoje, luta lado a lado com gigantes, tendo sua habilidade reconhecida e respeitada onde põe os pés. Marlei, agora, é uma gigante das corridas.Ontem (domingo) percebi o quão longe cheguei”, avalia.

A atleta considera o resultado como sendo recompensador. As vezes as e pessoas só veem as nossas glórias, os nossos resultados, troféus. Mas atrás disso tem muita disciplina, treino e controle emocional”.

Ela lembra que toda conquista é reflexo do apoio que recebe, desde o treinador Julio Pauletti, amigos e familiares. São mensagens, abraços e falas que fortificam mesmo em meio às fragilidades. O próprio apoio nas redes sociais é de suma importância, pois, através dele, patrocinadores se dispõem e ajudar. É uma forma dos atletas amadores serem vistos.

Marlei e o treinador Júlio Pauletti (FOTO: arquivo pessoal)

Muita gente que contribui para a gente vencer. E quando falo vencer não é ganhar um troféu, é ser um pouco melhor do que fui ontem; vencer e inspirar as pessoas, de poder mostrar de alguma forma que mesmo com todos os percalços da vida, quando tu quer muito, tem amor pelo que faz, de algum jeito ou de outro elas acabam dando certo. E, no domingo, deu muito certo para mim”.

Além de Marlei, Julio e mais de 30 integrantes da equipe Body’s Julio Pauletti também participaram do evento de domingo. Muitos dos quais superaram as próprias marcas nas provas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário