Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Moradora de Santa Maria do Herval dedica a vida para ajudar o próximo

25/08/2022 - 19h23min

Roupas de cama, lençóis, travesseiros entregues ao Ambulatório 12 de Maio. Terezinha na esquerda, ao lado de mais uma voluntária e secretária Tânia (Créd. arquivo pessoal)

Por Cleiton Zimer 

Santa Maria do Herval – Ajudar o próximo é a missão de vida adotada pela moradora do Centro, Terezinha Zimmer, 60 anos. Há muito tempo, mais de 25 anos, ela se dedica à ações em prol de entidades, como hospitais. Nada do que faz é fruto de um trabalho só dela; seu segredo está na capacidade de envolver a comunidade num espírito de cooperação.

Com sua moto vai bater à porta das casas, empresas e comércios para pedir apoio e, juntando um pouco aqui e acolá consegue grandes resultados. Recentemente, por exemplo, gerou um movimento através do qual foi possível arrecadar diversos materiais; foram confeccionadas roupas de cama, lençóis, travesseiros e muito mais. Tudo foi destinado para o Ambulatório 12 de Maio e à Estratégia de Saúde da Família.

Ela conta que a ideia veio através da própria comunidade. “Eu sempre sou a mamãe noel no Hospital de Dois Irmãos – que é referência para o Teewald –, e as pessoas me pediram para fazer algo pelo nosso Ambulatório”, conta.

O primeiro desafio foi conseguir a liberação para executar a ideia. Depois foi atrás e, junto com diversas outras pessoas que abraçaram a proposta levantaram fundos, através de listas em fábricas, comércios e nas próprias residências.

Com o dinheiro arrecadado compraram tecidos, linhas e tudo o que era preciso. Costureiras se disponibilizaram e começaram a confeccionar o material que redundou em uma grande quantidade de itens que estavam sendo necessários para um bom atendimento à população na Saúde do município. A entrega oficial foi no dia 15 de agosto, na presença da secretária da Saúde, Tânia Vier.

Missão Mamãe Noel já começou

Em dezembro de 2021, Terezinha foi a mamãe noel e entregou presentes para os pacientes do Hospital São José, Dois Irmãos (créd. Cleiton Zimer / arquivo)

 

Terezinha conta que já está começando a juntar coisas para, ao final do ano, representar a mamãe noel no Hospital São José de Dois Irmãos. Ela angaria diversos produtos, lembrancinhas, alguns doces, que leva para os pacientes e, também, profissionais da saúde.

A atitude singela representa uma centelha de esperança para aqueles que, acamados, estão passando por dificuldades dentro das paredes de um hospital. Ela conta que a maior recompensa que recebe é o sorriso das pessoas.

Fiel à sua promessa

Na verdade tudo se resume a uma promessa há qual se mantém fiel, como forma de agradecimento por ter conseguido realizar o sonho de tirar a carteira de motorista após diversas tentativas. E, como muitos moradores de Herval são direcionados para o Hospital São José de Dois Irmãos, escolheu-o para honrar seu juramento.

Mas Terezinha afirma que ajudar é algo que contagia. E, desta forma, suas ações não se limitam tão somente à época do Natal. Além do recente exemplo no Ambulatório de Herval, ela também já fez dezenas de outras ações como, na pandemia, quando doou quase 400 quilos de alimentos ao Hospital São José, também, com o apoio da comunidade.

Durante a pandemia, no início de 2021, Terezinha puxou a frente na doação de alimentos para o Hospital (Créd. arquivo pessoal)

Gratidão

Terezinha conta que faz o que faz por amor e nega receber os créditos por isso. “Eu quero mesmo é agradecer todas as pessoas que sempre ajudam, são muitas e tudo o que a gente faz, é junto”.

Quem já quiser contribuir com doações para o Natal, pode entrar em contato com ela pelo telefone 051 99718-1231.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.