Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Moradores relatam momentos marcantes vividos na Igreja de Pedra

16/03/2023 - 13h25min

Igreja são José do Herval
Igreja Católica de São José do Herval. Crédito: Página Facebook São José do Herval

Morro Reuter – 

Que no próximo dia 18 de março completa 100 anos

 

O mês de março é especial para quem é de Morro Reuter, aos que não moram mais nessa cidade e seguiram percurso em busca de seus sonhos, como também para os que nela vivem para, principalmente, constituir famílias e dar seguimento ao desenvolvimento do município.

Março, em particular ao dia 18 de 1923, também reserva um tempo à lembrança, referente a imagem da edificação da Igreja Católica de São José do Herval, que completará 100 anos da pedra fundamental, a partir da qual foi feita a construção da igreja.

Quem lá vive também confirma as alegrias que o Kerb de São José do Herval proporciona. Nele, é possível comprovar seu verdadeiro valor: o de cultivar a felicidade e a gratidão à vida!

O sentimento de quem já viveu esta narração, sem dúvida, é o de saudade. Nesta circunstância, quatro munícipes relatam seus momentos marcantes vivenciados na Igreja de Pedra e no Kerb da cidade.

A igreja faz parte da minha história, assim como a maioria que hoje mora em São José. Eu e a minha esposa Daniela fomos batizados, fizemos a primeira comunhão, a crisma e casamos nela. Além dos nossos filhos Eduarda e Arthur que foram batizados, crismados e fizeram a primeira comunhão. Então, é com orgulho que esta igreja faz parte da minha história e da minha família. Já o Kerb, é uma data que muda totalmente o espírito da comunidade para melhor. É um alto astral e revivemos os tempos antigos!”, conta Nestor Alles.

Sou filho de São José do Herval e desde pequeno aprecio a estrutura belíssima dessa igreja que chama atenção de todos. Nela fiz a primeira comunhão, crisma e meu casamento. Outro momento de emoção e muito marcante foi o dia do enterro do meu irmão. Tive um acesso de choro e não conseguia parar, mas, de repente, apareceu em visão o rosto do meu irmão e disse te acalma que estou bem. Outro fato, sofri um acidente de carro em 18 de março de 1994, e acredito pela graça de São José, padroeiro de nossa comunidade, não tive nenhum ferimento relevante”, relata Pedro Kieling.

Fui batizado nesta igreja no ano de 1964. Também fiz minha primeira comunhão e crisma aqui. Em 14 de novembro de 1992, me casei na Igreja de Pedra e só tenho boas recordações dela. Mandamos pintar a igreja no ano passado para deixá-la bonita já pensando no Kerb desse ano. Para a nossa festa, estamos preparados para que tudo corra bem e as pessoas fiquem muito satisfeitas”, disse o presidente da Igreja de Pedra, Gerson Steffen.

Sou natural daqui e tenho uma relação forte com a Igreja de Pedra. Durante 3 anos e meio fui presidente da comunidade, onde vivenciei os desafios que só as diretorias passam. Além de que, desde 2002, ‘administro’ a chave da igreja, que até onde sei também é centenária, e faço a regulagem do sino uma vez por semana. Considero São José do Herval uma comunidade unida e determinada, pois quando quer realizar algo consegue”, falou Guilherme Kieling.

 

Kerb

 

O Kerb de São José do Herval será no próximo sábado, dia 18, e terá o arcebispo emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings celebrando a missa às 18h30. Após, às 20h, acontece o Jantar Baile de Kerb, com cartão antecipado a R$ 50 (na comunidade ou no Diário em Dois Irmãos – localizado na Av. São Miguel, 1020) e, no dia, R$ 60. A animação é da Banda Baila Baila e depois, K´anecu´s.

Por Hermes Reich

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.