Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Morro Reuter celebra 31 de emancipação com a realização de um sonho de décadas

19/03/2023 - 18h49min

Atualizada em 19/03/2023 - 18h53min

Prefeita Carla, ao lado do vice Airton, vereadores e secretários assinando o documento de desapropriação para um futuro empreendimento turístico (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Segunda-feira, dia 20 de março, Morro Reuter celebra seus 31 anos de emancipação política. É feriado na cidade mas a festa já teve início na semana passada, com destaque para este domingo (19) em que a comunidade recebeu [como forma de presente] o anúncio de desapropriação de terras na lateral da BR-116 – na entrada do Município – que será destinada para um grande empreendimento turístico.

O domingo começou de maneira a colocar a saúde em dia, com a caminhada Trilhando os Caminhos de Morro Reuter que reuniu cerca de 350 pessoas. Logo mais teve a mateada do CTG Garrão da Serra e, até às 18h, o Arte na Praça com a exposição de produtos locais, brinquedos para as crianças, música ambiente ou, tão somente, uma boa sombra para ficar com a família.

Enquanto isso, na Sociedade Imaculada Conceição, ocorreu a tradicional solenidade e corte das 31 tortas [que representam cada ano do Município] e que foram distribuídas para a comunidade. Depois teve festa com a Banda Brilha Som que reuniu uma multidão até a noite.

EMOÇÃO MARCOU A ASSINATURA

Na presença de diversas autoridades da região e moradores, ainda antes do corte do bolo e dos parabéns, a prefeita Carla Chamorro anunciou a desapropriação da área de Carlos Bertholdo Feltes – compreendida em 9,7 hectares com mato, cascata, riachos, banhados, barragem e rochedo com vista panorâmica. A propriedade fica na lateral da BR-116, nas proximidades do trevo de acesso e ao pórtico de entrada.

Carla anunciando a desapropriação das terras (FOTO: Cleiton Zimer)

O anúncio de uma conquista, ou então, de uma meta, é tradição do atual governo a cada aniversário. E neste ano foi ainda mais especial. “É um sonho de décadas e que hoje vai se tornar realidade. Vamos daqui a pouco assinar o decreto de desapropriação de uma grande área de terras localizada na entrada do nosso Município, no coração da nossa cidade”, disse Chamorro antes de assinar os papéis, emocionada, lembrando que esse sonho é de muitas pessoas que, hoje, já não estão mais aqui – assim como de muitas que ainda estão.

Área desapropriada e onde será um empreendimento turístico (Créd. GNS Topografia )

Reconhecimento à família

A prefeita deixou registrado seu reconhecimento à família e familiares de Carlos Bertholdo Feltes. “Pelo carinho, parceria e sensibilidade que tiveram de reconhecer a importância desta área de terra para um grande empreendimento turístico. Morro Reuter, a partir de hoje, é Morro Reuter com mais garra e mais energia. Porqua nosso povo é trabalhador, ele quer, ele sonha e ele faz.”

Carla agradeceu seu vice Airton Bohn, à Câmara de Vereadores, por votarem de forma favorável e viabilizarem este projeto. E foi ao lado deles, também dos secretários, diante da comunidade e de diversas autoridades locais e da região, que o documento de desapropriação foi assinado – o momento redundou em abraços e lágrimas.

Prefeita Carla, ao lado do vice Airton, vereadores e secretários assinando o documento (FOTO: Cleiton Zimer)

Em pleno desenvolvimento

A prefeita Carla ressaltou a importância de cada morador na consolidação destas décadas de história. “Vocês simbolizam o amor e carinho que nossa gente tem pelo Município. Essa história nasceu do desejo de toda a comunidade, que representada pela Comissão de Emancipação, fez um trabalho árduo para que Morro Reuter se tornasse Município.”

A prefeita destacou o pleno desenvolvimento, em diversas frentes, de Morro Reuter. “A nossa geografia, belezas naturais, o nosso trabalho, a nossa gastronomia, a nossa gente que acolhe sempre a todos, com muito carinho, é motivo de satisfação.”

Todos entoaram os parabéns ao som da Banda Marcial do Exército e, depois, festejaram com Brilha Som – e muita torta.

 Atrações de segunda-feira

Nesta segunda-feira (20) terá apresentações culturais das 15h às 18h na Praça José Paulo Sabá Meyrer, com Dança Urbana/Ballet Fernanda Selbach e Dança Gospel El Shaddai.

Programação segue até 26 de março

A celebração dos 31 anos segue pelos próximos dias. No dia 24 ocorre a inauguração do Belvedere, um receptivo turístico na lateral da BR-116, no km 218.

No dia 25 e 26, das 15h às 19h, acontece o Fim de Tarde no Felskopf – com música, chopp e gastronomia.

Também no dia 26, às 8h30, terá o ‘Roteiro Perfume, Sabor e Beleza’. A saída será junto ao Obelisco de Livros. Mais detalhes pelo 051 99341-7441.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.