Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Morro Reuter, Picada Café ficam entre os primeiros colocados no Ideb 2021

20/09/2022 - 10h15min

Atualizada em 20/09/2022 - 10h19min

Foto Daniela Moraes/ Prefeitura de Morro Reuter

Por Giordanna Benkenstein Vallejos

 

Regional —  O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Mostrando a potencialidade da educação municipal da região, Morro Reuter e Picada Café ficaram em primeiro lugar no Ideb 2021 regional em ensino fundamental, para anos iniciais com nota 7,8. Entre todos os municípios do Rio Grande do Sul, as duas cidades têm a segunda melhor colocação, em anos iniciais na rede pública, com nota 7,2. Dois Irmãos também apresentou um bom trabalho na educação, sendo a 2ª maior nota da região na rede estadual, com média 7,0.

 

“O resultado tem a ver com o comprometimento, a seriedade e o profissionalismo da equipe. Os professores contam com o aporte da equipe pedagógica da secretaria e de sua escola, de modo a construir um planejamento que garanta o ensino e a aprendizagem, olhando para o sujeito como ser único, considerando, também, as necessidades dos alunos de inclusão.  Acabamos de passar por um período de pandemia em que nossos alunos, mesmo à distância, eram incentivados a aprender.  Aos que apresentavam alguma dificuldade, uma nova metodologia era pensada e, aos poucos, os obstáculos eram transpostos. Muito trabalho, um planejamento com aporte das equipes pedagógicas e um olhar para a individualidade, certamente, fizeram a diferença para que os índices dessa avaliação tivessem esse resultado crescente. Além disso, a participação efetiva dos profissionais da educação em cursos e atividades de formação continuada, é um diferencial.”

– Prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro

 

Avaliação necessária

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Os dados são do Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, através dos indicadores educacionais compostos por Taxa de Aprovação, SAEB e IDEB por município e rede de ensino – 2021. Confira abaixo a tabela de classificação oficial e suas categorias.

 

Ensino fundamental regular – Anos iniciais

REDE ESTADUAL – nota

Picada Café        7,3

Dois Irmãos        7,0

Morro Reuter   6,7

Nova Petrópolis               6,4

Lindolfo Collor  6,3

Santa Maria do Herval   6,3

Ivoti , Estância Velha, Linha Nova, Presidente Lucena  e São José do Hortêncio  estão sem nota.

 

REDE MUNICIPAL – NOTA

Morro Reuter   7,8

Picada Café        7,8

Ivoti       6,7

São José do Hortêncio  6,6

Nova Petrópolis               6,5

Estância Velha  6,5

Lindolfo Collor  6,3

Linha Nova         6,1

Santa Maria do Herval   6,1

Dois Irmãos        6,0

Presidente Lucena         Sem nota

 

 

REDE PÚBLICA (estadual e municipal juntas)

Picada Café        7,6

Morro Reuter   7,2

Ivoti       6,7

São José do Hortêncio  6,6

Nova Petrópolis               6,5

Estância Velha  6,5

Dois Irmãos        6,3

Lindolfo Collor  6,3

Linha Nova         6,1

Santa Maria do Herval   6,1

Presidente Lucena         Sem nota

 

 

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.