Estado - País - Mundo
Mulheres tiveram oportunidade inédita na Câmara de Nova Petrópolis
No mês da mulher, suplentes puderam assumir e legislar por algumas sessões
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – As mulheres de Nova Petrópolis fizeram história na Câmara de Vereadores no mês de março, mês da mulher. Através de uma iniciativa da vereadora Kátia Zummach (PSDB), que neste ano preside a Casa, as mulheres ganharam o espaço dos vereadores titulares e puderam sentir como é participar da Câmara, já que poucas são eleitas, mesmo representando, no mínimo, 30% dos candidatos.
“Fizemos história. É a primeira vez em todas as legislaturas que tivemos a maioria formada por mulheres na Câmara”
“Já estive aqui em 21 e 22, e é sempre muito bom poder contribuir de alguma forma para a comunidade de Nova Petrópolis. É uma experiência bem gratificante”
“Foi uma experiência diferente, algo que não esperei. Quando se está fora de quatro paredes e depois dentro, muda o visual”
“A iniciativa de termos mulheres atuando por este período foi de grande valia e exemplo para incentivar a participação da mulher no cenário político, temos que ajudar a formar mais lideranças femininas”
“A iniciativa da Katia de movimentar junto aos vereadores eleitos foi excelente, agradeço a ela a oportunidade e agradeço também ao Alexandre por ter cedido o espaço dele não só para mim, mas para toda voz feminina que eu pude representar”
“Foi uma experiência de muito aprendizado. A responsabilidade dos vereadores é muito grande, nem imaginamos o quanto. Acredito que deveria ter mais oportunidades como essa para incentivar mais mulheres a participar da política.