Estado - País - Mundo
Novo ciclone pode gerar ventos de até 70 km/h
Defesa Civil do Estado emite alerta para toda região, com probabilidades de ventos que podem chegar a 70 km/h, descargas elétricas e eventual queda de granizo nas regiões Noroeste, Norte e Serra gaúcha. A instabilidade se deve a formação de um ciclone extratropical, que atingirá o Rio Grande do Sul entre quarta e quinta-feira.
Na quarta-feira, existe uma projeção desse volume de água aumentar para 60 a 100 mm/dia, podendo chegar aos 150 mm. Estão sendo esperados deslizamentos de terra, queda de barreiras e enxurradas. Também pode haver granizo, associado a rajadas de vento de 70 a 90 km/h, em pontos isolados. Já na quinta-feira, a ventania intensa deve se intensificar, podendo chegar a mais de 100 km/h, principalmente, no litoral, acompanhados de muita chuva.
O tempo volta a ficar estável a partir, somente, de sexta-feira, quando o ciclone se afasta do continente, em direção ao oceano.
Segundo a Met Sul, modelos computacionais avançados apontam que, possivelmente, o ciclone que atingirá o Estado entre quarta e quinta tem potencial para ser enquadrado no topo da escala de risco. Ainda, ressaltam que o próximo, pode gerar tantos danos quanto o de junho, devido ao grande acumulado de chuvas da semana passada, associado a ventos que podem prejudicar a rede elétrica.
A Met Sul explica que o ciclone que, potencialmente deve chegar ao Estado, está se formando no continente. Diferente de junho, em que o sistema de baixa pressão atuou na costa.