Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

O legado do professor Stein em Dois Irmãos

16/09/2022 - 15h23min

Atualizada em 16/09/2022 - 16h33min

O professor está sendo homenageado. O evento aconteceu na escola João Wagner. Ao lado do professor está o secretário de Educação, professor Osório Schneider. (Créditos: Arquivo Juarez Stein)

Por Juarez Stein

1ª Eucaristia – O professor Stein está à direita. (Créditos: Arquivo Juarez Stein)

O professor Stein nasceu em 18 de janeiro de 1924, na Linha Júlio de Castilhos, então município de Montenegro. Casou com Jone Maria (Kirsten) Stein, costureira, uma mulher generosa, incansável, com quem teve sete filhos, quatro nascidos na Linha Comprida e três em Salvador do Sul. Nosso pai estudou no Colégio Santo Inácio. Serviu ao Exército em São Leopoldo, no 8º Batalhão de Caçadores, em 1946, onde, já então, atuou como professor.

Da Linha Júlio de Castilhos, hoje, Tupandi, transferiu-se para a Linha Comprida, onde hospedou-se na casa de Vendelino Lunckes, parente seu. Lecionou na Escola Paroquial Santo André, mantida por pais de alunos. Único professor para todo o ensino fundamental (1ª a 4ª séries), foi, também, regente do coral da igreja, realizava orações dominicais, enterros, a preparação para a 1ª Eucaristia (doutrinas) e auxiliava o padre Rech nas missas.

Mais tarde, ingressou na rede escolar estadual, fato que gerou reprovação e indignação em boa parte da comunidade mais conservadora e religiosa, pois esta não era vista com bons olhos. Pelo professor Stein havia, sim, profunda admiração e confiança.

Dificuldades no percurso

O ingresso à rede estadual resultou em inúmeras dificuldades financeiras para a família, pois, numa ocasião, o professor ficou seis meses sem o seu pagamento; resultou, também, numa sequência de transferências para outras localidades (de Linha Comprida para Estância Velha. A pedido da comunidade, retorna para Linha Comprida. De lá para Brochier. De Brochier para Linha Francesa Alta)  e a exigência de concursos – em períodos de férias – para titulação. Em 1964, em definitivo, passa a residir em Dois Irmãos. Foram anos muito difíceis!

Educação em primeiro lugar

Nosso pai era um homem simples, humilde, que tinha a escola como um segundo lar. Sempre repetia que “a educação é a nossa maior riqueza”. Conheceu boa parte do mundo através dos livros. Lecionou por longos 45 anos. O professor Stein lecionou, após a sua mudança para Dois Irmãos, primeiro no Centro de Treinamento Agrícola, localizado nas terras hoje pertencentes a família Wittmann, junto à BR-116.

A vida política

Campanha política de 1972, municipal, disputada entre Arena 1 e 2. O professor está discursando. (Créditos: Arquivo Juarez Stein)

Na eleição municipal de 15.11.1972, o MDB não concorreu. A disputa se deu entre ARENA 1 (Albano Kuhn e prof. Arno Nienow) X ARENA 2 (Justino A. Vier e Felippe Seger Sobrinho). O professor Stein participou efetivamente do pleito, vencido pela ARENA 2, o que lhe resultou em alguns dissabores.

Em 1982, o professor concorreu a vereador pelo PDS, com a sua base eleitoral na sede do distrito de Morro Reuter, onde foi professor e diretor por muitos anos na escola João Wagner. também em Morro Reuter, lecionou na escola municipal Irineo Strassburger, no Planalto Morro Reuter (extinta em 1978) e na escola municipal Professor Edvino Bervian, nas proximidades da pedreira. 

 Curiosidade

Eu estava no MDB e fui candidato pela primeira vez a vereador. O curioso é o seguinte: Se não fosse o professor concorrer no Morro Reuter, um candidato do MBD, colega meu, teria feito uma votação mais expressiva e teria entrado no meu lugar. Isso de certa forma, mudou a minha vida. Devo isso ao meu pai, que proporcionou a oportunidade, de me tornar vereador pela primeira vez e iniciar a minha jornada na política.

Influência positiva

O professor Stein está à direita. À esquerda, Romeo Benício Wolf, então vice-prefeito. Ao seu lado, em pé, Norberto Emílio Rübenich, então prefeito municipal. A imagem foi feita no Morro Reuter. O professor está acompanhando as autoridades em visita a obras. (Créditos: Arquivo Juarez Stein)

Nosso pai sempre deu importância à política. Nos velhos tempos, era um fervoroso brizolista. Em Dois Irmãos, filiou-se ao PDS (Partido Democrático Social), hoje PP. A presença dele já na eleição de 1972, uma das mais disputadas da história política local, além, é claro, de outros fatores, mexeu comigo e, certamente, me influenciou. Foi um professor tradicional, enérgico, disciplinador, de uma linha bastante dura. Longe de ser perfeito, era um homem desapegado dos bens materiais. Foi, certamente, um bom professor!

*VEJA MAIS REPORTAGENS DO ANIVERSÁRIO DOS 63 ANOS DE DOIS IRMÃOS NO SITE DO JORNAL, NA EDIÇÃO ONLINE E NO IMPRESSO QUE JÁ ESTÁ NAS RUAS.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.