Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Onda de calor retorna ao estado neste fim de semana, com temperaturas que podem superar os 40ºC

22/02/2025 - 11h03min

Atualizada em 22/02/2025 - 13h34min

Um vendaval seguido de uma tempestade causou destruição na tarde de sexta-feira (21) em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná. Com rajadas que, segundo registros de moradores, ultrapassaram os 100 km/h, o fenômeno derrubou árvores sobre ruas e veículos, destelhou casas e pavilhões e provocou quedas na rede elétrica, deixando parte da cidade sem luz.

Meteorologistas avaliam que a cidade pode ter sido atingida por uma microexplosão atmosférica: fenômeno caracterizado por uma intensa corrente descendente de ar frio que, ao atingir o solo, se espalha rapidamente e gera fortes rajadas de vento.

Enquanto isso, na Argentina, Mar del Plata enfrentou uma tempestade severa no fim da tarde, acompanhada de granizo de médio a grande porte. O cenário foi impulsionado pelo intenso calor e pela alta umidade na província de Buenos Aires, favorecendo a formação de áreas de instabilidade na costa atlântica.

Onda de calor

No Rio Grande do Sul, uma nova onda de calor começa neste fim de semana, com temperaturas que podem atingir os 40ºC. O fenômeno deve impactar todas as regiões do estado até, pelo menos, a próxima quinta-feira (27), com possibilidade de recordes de temperatura em alguns municípios.

Segundo a Climatempo, o pico do calor é esperado para a próxima semana, principalmente na Fronteira Oeste e no Norte do estado.

Para este sábado (22), a previsão indica sol entre nuvens na maior parte do RS, com poucas chances de chuva. As temperaturas já começam a subir gradualmente.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.