Estado - País - Mundo
Operação da Polícia investiga suspeita de desvios na Associação dos Amigos do Theatro São Pedro
Porto Alegre – Uma operação da Polícia Civil, realizada na manhã desta quarta-feira, 11, busca apurar a prática dos crimes de peculato, ou desvio de dinheiro público para fins pessoais, e associação criminosa no âmbito da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro. A operação é denominada Bastidores.
Conforme a polícia, quatro ordens judiciais de busca e apreensão foram cumpridas na capital gaúcha, em casas de investigados, bem como nas dependências da associação. Foram apreendidos, até o momento, documentos, computadores, mídias e telefones celulares.
A Polícia Civil soube, por meio da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), de documentos de auditoria que apontaram diversas irregularidades decorrentes do Termo de Concessão de Uso firmado entre a Fundação Theatro São Pedro e a Associação dos Amigos do Theatro São Pedro. Entre elas, confusão patrimonial, superfaturamento de despesas, subavaliação de receitas, prestação de contas insuficientes e fragilidade na fiscalização de contratos, potencialmente caracterizadoras de desvio de recursos públicos e danos ao erário estadual.