Estado - País - Mundo
Operação resgata mais de 100 cães em situação de maus-tratos na Serra Gaúcha
![](https://odiario.net/wp-content/uploads/2025/02/formato-site-94-1.webp)
Uma operação da Polícia Civil resgatou, nesta terça-feira (18), mais de 100 cachorros mantidos em condições de maus-tratos em uma propriedade na Estrada da Carapina, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. Durante a ação, também foram encontrados quatro filhotes em estado de decomposição. O dono do local foi preso em flagrante.
A operação foi desencadeada após diversas denúncias e contou com a participação da Polícia Civil, da Patrulha Ambiental de Taquara, da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, além de representantes da ONG Santa Pata, de São Leopoldo. No local, foram constatadas diversas irregularidades, incluindo a presença de medicamentos vencidos e um livro de procedimentos cirúrgicos, levantando suspeitas sobre práticas irregulares no atendimento aos animais.
Os cães resgatados foram encaminhados para tratamento adequado pela ONG Santa Pata. Segundo a delegada Fernanda Aranha, responsável pela Delegacia de São Francisco de Paula, a ação reforça a importância da colaboração entre forças de segurança, órgãos ambientais e entidades protetoras na luta contra os maus-tratos a animais.
Após os trâmites legais, o investigado foi encaminhado ao presídio local, onde permanecerá à disposição da Justiça.