Estado - País - Mundo
Orquestra Eintracht ocorreu na noite deste sábado
Por Giordanna Benkenstein Vallejos
Santa Maria do Herval- A Orquestra Eintracht iniciou as suas apresentações às 19h30, com a abertura feita por um grupo de dança típica Alemã. Em sequência, iniciou uma apresentação em parceria com a 50 tons de pretas, uma combinação que foi semelhante ao próprio nome do espetáculo: alegre e forte. A Orquestra Eintracht teve uma interessante composição de músicas contemporâneas, luzes e imagens no telão ao fundo, bem como a participação ativa do público presente, que fizeram deste um momento memorável para o município.
Temas sociais
Fernando Ochoa, diretor e iluminador da orquestra há 20 anos, conta que a Eintracht já teve mais de 82 mil espectadores e que o espetáculo Alegre e Forte surgiu com a ideia de trazer questões sociais importantes com leveza. “Esse novo espetáculo trabalha MPB, com intuito de abordarmos temas que são importantes para a atualidade, como racismo, diversidade, inclusão social. Todas essas coisas permeiam as nossas músicas”, disse o diretor.
Presente para o município
De acordo com a prefeita Mara Susana Schaumloeffel Stoffel, a administração estava esperando ser selecionada para o evento desde 2019 e se sente presenteada com o espetáculo. O Centro Cultural Eintrach é de Campo Bom e é financiado pelo Governo Federal, que escolhe as cidades que vão contemplar. Trazendo dessa forma, arte e cultura gratuita para os municípios fazem 28 anos. O município somente precisou despender valores para alimentação dos artistas e disponibilizar o espaço, sem custo algum em relação a atração e sem precisar cobrar ingressos para o público.
Uma nova fase cultural
Para a prefeita, esse é um marco que sinaliza uma nova fase para a cultura da cidade. “Nós estivemos um espetáculo faz um mês atrás e agora este também. Estamos em uma situação em que estamos adequando e inserindo a cultura. Um espetáculo como esses proporciona alegria, bem-estar, tudo isso faz com que as pessoas que estão aqui voltem para casa melhores. E além disso, a arte sempre agrega, é algo que faz bem para a alma. No ano que vem pretendemos criar um cronograma e tentar trazer no mínimo quatro atrações culturais, além da Kartoffelfest”, disse ela.
Evento do ano
O Secretário Marco César Stoffel ficou quase sem palavras frente a emoção do momento da chegada da orquestra no município. Para ele, esse momento é muito significativo e derivado de um esforço coletivo para trazer o grupo para a comunidade. “Esse evento é único, porque uma apresentação desse porte, se fosse para sair dos cofres públicos, acho que nós não teríamos condições. Esse é o evento do ano e me sinto muito orgulhoso de estar à frente disso. Foram muitas pessoas envolvidas para chegar nesse dia, quero agradecer aos que ajudaram de alguma forma e principalmente aos que vieram assistir”, conclui ele.