Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Paciente tem revestimento do cérebro perfurado durante teste de Covid-19

03/10/2020 - 15h53min

Atualizada em 03/10/2020 - 15h55min

Imagem ilustrativa

Estados Unidos – Uma paciente norte-americana de 40 anos teve parte do revestimento do cérebro perfurado após um teste para detecção da Covid-19 ter sido administrado de forma incorreta. O caso se tornou público no final da última semana, quando houve a publicação de um artigo sobre o assunto no periódico científico Jama Otolaryngology – Head & Neck Surgery, dos Estados Unidos.

Ela já se recuperou totalmente, mas chegou a ter consequências clínicas, já que houve vazamento do chamado líquido cefalorraquidiano. Segundo um dos médicos autores do artigo, a mulher havia feito um teste nasal antes de uma cirurgia eletiva de hérnia e notou um fluido claro saindo de uma de suas narinas.

Pouco tempo depois, ela começou a ter dor de cabeça, vômitos, rigidez de nuca e sensibilidade à luz, e foi levada aos cuidados deste médico. Ele disse crer que o teste pode ter sido administrado um pouco alto demais na narina, provocando o acidente. Além disso, a mulher havia sido tratada anos antes de hipertensão intracraniana. Ou seja, a pressão do líquido que protege e nutre o cérebro era muito alta.

Na época, os médicos usaram um implante para drenar parte do fluido e a condição foi resolvida. Porém, fez com que ela desenvolvesse a chamada encefalocele, ou um defeito na base do crânio que faz o revestimento do cérebro projetar-se para o nariz, tornando-se suscetível a uma ruptura.

Fonte: Agência ICTQ

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.