Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Padre é condenado por assédio sexual contra adolescente em Canela

12/03/2024 - 10h16min

A Justiça do Rio Grande do Sul condenou um padre por assédio sexual contra uma adolescente de 16 anos, que trabalhava com ele em uma igreja de Canela, na Serra. A decisão, tomada em 1º de março, foi divulgada na segunda-feira (11). O religioso pode recorrer.

A juíza Simone Chalela fixou uma pena de 1 ano, 3 meses e 29 dias de prisão em regime aberto. No entanto, a condenação foi substituída pelo pagamento de cinco salários mínimos a uma entidade pública com destinação social indicada.

Os nomes dos envolvidos não foram divulgados, porque o caso tramita sob sigilo.

A Diocese de Novo Hamburgo, responsável pela paróquia de Canela, afirmou em nota que “ainda não tem como se pronunciar a respeito do assunto, pois o processo corre em segredo de justiça” e que “vai esperar os advogados darem o seu parecer a respeito da sentença”.

‘Vida de luxo e viagens’

De acordo com a denúncia, os episódios de assédio ocorreram entre junho de 2021 e fevereiro de 2022, quando a funcionária tinha 16 anos. O padre teria feito propostas à adolescente, oferecendo a ela “uma vida de luxo e viagens”, segundo a Justiça.

A juíza Simone Chalela considerou claras as circunstâncias relatadas pela adolescente.

“A vítima, aos 16 anos, em seu primeiro emprego, deparou-se com investidas inconvenientes de seu superior hierárquico. O favorecimento sexual decorreu, inegavelmente, da condição de prestígio e de superior hierárquico inerente ao exercício da função de sacerdote”, disse.

Segundo a decisão, o réu afirmou que “não usou de violência para se favorecer sexualmente da vítima”. No entanto, a Justiça considerou “evidente que seu cargo e sua função religiosa, por si só, já eram capazes de constranger a vítima”.

  • Com informações de G1/RS

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.