Estado - País - Mundo
Pai, nosso herói de cada dia
Por Geison Machado Concencia
Ivoti – Os desafios da paternidade envolvem abdicar de si mesmo para priorizar a sua prole. E poucos se dedicam e se sacrificam tanto quanto Eliseu Preuss, conhecido popularmente como Fritz, que tem três empregos fixos durante a semana – fora às vezes em que exerce a arte de humorista e papai noel -, para dar o máximo de conforto possível para o filho Cristofer Matheus Preuss, de 25 anos com esquizofrenia. Junto a isso, a esposa, Marlene Pires de Carvalho Preuss, não pode trabalhar para ficar integralmente com o rapaz, já que, ele não pode ficar sozinho. Além disso, ela sofre com depressão e tem problemas de mobilidade nas mãos, o que a impede de exercer funções laborais.
Para ter uma ideia da rotina de Fritz, e o quanto ele se empenha para levar o melhor para seus filhos, ele acorda todos os dias às 6 horas para trabalhar como representante comercial no jornal O Diário, de segunda a sexta. Mas, de quarta a domingo, das 18h30 às 22h30, ele trabalha na pizzaria Brasa. Ao chegar em casa, por volta de 23 horas, ainda precisa se alimentar e tomar um banho. “Chego a dormir lá por meia-noite. E pela manhã, às seis, tenho que estar de pé para meu trabalho como vendedor no jornal”, explica.
E não para por aí. Já que no sábado, precisa ajudar a esposa em trabalhos do lar, uma manutenção que outra na residência e aproveitar um tempo com a família. Mas, à noite, já se prepara para trabalhar na pizzaria. Já do domingo, além de se ocupar com a pizzaria, também exerce sua terceira função, que é de passador de carne no restaurante Barbon, das 9 horas às 16h30. “Os únicos dias que tenho de folga são os sábados. Mas preciso trabalhar em casa, ajudando em serviços rotineiros, o que inclui o almoço, pois gosto de cozinhar”, completa.
Fritz trabalha de domingo a domingo e se orgulha de conquistar tudo com o suor de seu trabalho. “É sofrido e cansativo, mas tenho muito orgulho no final do mês e dizer: ‘foi sofrido, mas eu consegui pagar minhas contas’”, disse.
Todo esse grande esforço se faz necessário, já que, somente este ano, foram gastos cerca de R$ 2 mil em remédios para a família. “Recentemente meu filho fez uma cirurgia complexa no maxilar, em que teve que reconstruir toda a parte da boca. Ele esteve em cirurgia por 11 horas e teve duas paradas cardíacas.
Tempo para sorrir
Diante de uma rotina tão intensa, constante e com poucas horas de folga, ele jamais perde o sorriso e o carisma. Os colegas de trabalho que o digam. Sempre bem-humorado e atencioso com as pessoas, a ponto de nunca aparentar estar fechado ou mal-humorado. O desejo de fazer as outras pessoas sorrirem é tão grande que há mais ou menos 10 anos começou a escrever peças de humor e se apresentar pela região, com nome artístico de Fritz Bigodón. “Comecei com roda de amigos. Entre o que eles falavam, eu tirava ideias para compor uma piada e assim foi, até que determinado momento comecei a fazer shows. A pandemia acalmou as coisas e diminuiu a quantidade de apresentações”, disse Fritz.
Além de exercer o personagem Fritz Bigodón, ele também é Papai Noel, junto com a esposa, que se torna a Mamãe Noel, e o filho, que assume papel de Duende. Por fim, ainda tira tempo para fabricar vinhos artesanalmente.
O que significa ser pai
Com a aproximação do Dia dos Pais, Luiz Fritz reflete sobre o seu conceito de ser pai, que envolve a transmissão de valores essências para um ser humano conviver e viver em harmonia com os outros e consigo mesmo. Além disso, ressalta a alegria de ser pai de dois filhos: Cristofer e Fábio Ricardo Preuss, de 35 anos. “É uma alegria muito grande ser pai. Ter uma família e uma esposa, com que sou casado há mais de 30 anos. Sempre consegui criar meus dois filhos. Claro, tive dificuldades. Mas, passei a eles os valores morais são os melhores na vida. Tanto é que meu filho mais velho não fuma, nem usa drogas. Durante muitos anos tocou em banda e nunca foi para o mal caminho. Já o mais novo é um amor. Ser pai é maravilhoso, desde que você saiba aproveitar isso, sem atirar o filho no mundo de qualquer jeito”, complementa.
Por outro lado, o filho mais novo, Cristofer, retribui com carinho a dedicação do pai ressaltando a grande admiração que sente por seu progenitor, que inclusive, é parceiro em games: “Ele é um pai muito bom. Ele me ensina muitas coisas e é meu parceiro no videogame. Ele sem pre me ajuda e, além do mais, é amoroso. Sinto-me bem em ter um pai igual a ele”, acrescenta Cristofer.
Benção
Fritz, além de ser um bom pai, recorre ao Pai Celestial para acompanhá-lo nas atividades do dia a dia. As orações diárias, com o terço, puxadas pelo filho Cristofer, são as companheiras indispensáveis da família. “Lá em casa, a gente Reza o Terço todas as noites, de domingo a domingo, não só para pedir por Bênçãos, mas também para agradecer às Bênçãos da Saúde, financeira e agradecer a Deus pelos livramentos que ele faz na vida da gente diariamente”, completa.
- Família completa para a formatura no Ensino Médio do Cristofer Preuss
- Fritz Bigodón, personagem criado por Fritz
- Eliseu e Cristofer Preuss
- Família com trajes natalinos