Estado - País - Mundo
Papa Francisco segue em estado crítico
O papa Francisco, 88 anos, hospitalizado em estado crítico, passou uma noite tranquila e descansa, informou o Vaticano na manhã desta segunda-feira (24).
“A noite transcorreu bem, o papa dormiu e descansa”, afirma o comunicado, no 10º dia de hospitalização do Pontífice, a mais longa desde sua eleição em 2013.
Francisco segue em estado crítico, com pneumonia nos dois pulmões, continua recebendo oxigênio de alto fluxo e apresentou insuficiência renal leve, segundo o boletim médico publicado na noite de domingo.
“A complexidade do quadro clínico e o tempo necessário para que as terapias farmacológicas façam efeito obrigam a manter a prudência sobre o prognóstico”, informou o boletim médico de ontem.
Embora o quadro de anemia tenha melhorado e a trombocitopenia — diminuição do número de plaquetas no sangue — permaneça estável graças às transfusões de sangue realizadas no sábado, “alguns exames de sangue mostram uma insuficiência renal inicial leve, atualmente sob controle”, afirmaram os médicos.
O estado de saúde do líder da Igreja Católica, hospitalizado desde 14 de fevereiro, piorou no sábado com “um ataque asmático prolongado que exigiu oxigênio de alto fluxo”, além de problemas hematológicos que exigiram “a administração de uma transfusão de sangue”.
— A situação está cada vez mais preocupante. A idade do Santo Padre e os antecedentes de saúde, como por exemplo a bronquite asmática, podem ter complicado as coisas, e não apenas um pouco — disse o virologista Fabrizio Pregliasco, que não faz parte da equipe médica do Papa, citado no domingo pelo jornal La Stampa.
Orações pela saúde do pontífice foram organizadas de Roma, na Itália, até a Argentina e o Iraque.