Estado - País - Mundo
Parque Jorge Kuhn, de Picada Café, ficará ainda mais atrativo
Picada Café – Fruto de parceria entre a Administração Municipal de Picada Café e a Sicredi Pioneira RS, o Espaço Bem Estar Picada Café une ousadia e simplicidade e foi concebido pelos arquitetos Maiquel Scherer (responsável técnico) e Douglas Cassius (cocriação), da Estúdio Sálix arquitetura e paisagismo. A proposta do Espaço Bem Estar Picada Café tem por objetivo receber e dar as boas-vindas a seus visitantes. Além de ser um ponto de recepção e acolhimento, servirá como ponto de partida para muitas aventuras e calorosas recepções no município.
O Bem Estar Picada Café teve como referências conceituais a cidade, com um olhar atento sobre sua organização e funcionamento para entender seu perfil; sua história, para poder pensar o futuro e valorizar suas virtudes e conquistas, fazendo reverência ao legado já existente; e seu povo, reconhecido por ser trabalhador, alegre e com coragem, sabendo exatamente o que quer e o que não quer.
ESPAÇO DE ACOLHIMENTO
O projeto tem por objetivo criar um espaço de acolhimento e recepção funcional, divertido e acolhedor, que valoriza a entrada do Parque Municipal Jorge Kuhn. Desta forma, o pórtico do parque passa a fazer parte integrante do Espaço Bem Estar Picada Café.
O desenho do espaço tem inspiração clara nos clássicos telhados da arquitetura tradicional da imigração alemã na região, com ângulos agudos formando interessante jogo de volumes e espaços com funções e experiências diferentes. O pórtico se transforma em linda recepção do parque, que poderá funcionar como central de informações ou mesmo como bilheteria em eventos fechados. O design do projeto busca valorizar a fachada do parque, fazendo uma moldura que será amplamente visualizada por quem sobe e desce a serra gaúcha. A BR 116 ganha um novo cartão postal. A escolha da vegetação merece um capítulo à parte, pois este projeto está conectado com os mais atuais conceitos de arquitetura no mundo. Biofilia é a palavra de ordem e desta forma a vegetação abraça toda parte edificada até literalmente subir pelas paredes com seus magníficos jardins verticais.
VEGETRAÇÃO
O espaço está perfeitamente organizado para receber os mais diversos perfis de visitantes de forma segura e prática. A vegetação cria uma linda barreira física para separar a área de estacionamento do ambiente de estar. Quem chega de carro pode optar por acessar o lugar diretamente pelo corredor da área edificada e quem chega caminhando ou de bicicleta pode optar por acessar pelo pórtico. Tudo nesse projeto é um encanto: o teto de glicinias, o fechamento em madeira pintado de preto, criando molduras para fotos do moinho e o aconchego da madeira e dos bancos desenhados especialmente para este lugar. Se você não gosta ou tem alergia a flores, pode optar por ficar apenas na área coberta por brises de madeira, que gera um efeito limpo e contemporâneo, além de proporcionar uma sombra agradável. O programa conta com dois banheiros para pessoas com necessidades especiais – PNE, fraldários, banheiros masculino e feminino, estrutura para preparo de chimarrão e água quente, além de ampla área de estar e circulação e uma peça que pode servir para central de informações ou bilheteria.