Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Pelo quinto mês consecutivo, preços ao produtor diminuem no Brasil

01/02/2023 - 14h33min

por Leonardo Oberherr;

Divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (01), os preços ao produtor brasileiro caíram 1,29% em dezembro. Mesmo com quedas nas taxas dos últimos cinco meses de 2022, o ano encerrou com uma alta acumulada de 3,13%. Em novembro, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) havia caído 0,52%. Este foi o terceiro menor índice apontado desde o início da série histórica, em 2014. O resultado do ano, mesmo com a alta, foi muito abaixa do registrado no ano anterior, 2021, que apontou alta de 28,45%.

De acordo com Felipe Câmara, gerente do IPP: “A redução do preço do óleo bruto, acompanhando os preços internacionais, além de exercer impacto direto sobre o resultado das indústrias extrativas, naturalmente provoca uma redução de custos ao longo da sua cadeia derivada, como o refino e os outros produtos químicos, com reflexo no preço final praticado nesses setores”.

Entre as 24 atividades analisadas, o IBGE apontou que 15 registraram recuo de preços ante novembro, sendo as maiores variações de indústrias extrativas (-7,21%), refino de petróleo e biocombustíveis (-5,46%), madeira (-2,96%) e outros produtos químicos (-2,79%).

O IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.

Crédito da foto: CNA/Wenderson Araujo/Trilux

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.