Estado - País - Mundo
Pelo segundo ano consecutivo, Ivoti é a terceira melhor cidade do País com a melhor Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
Marca histórica foi recebida após o município ser o vencedor na etapa estadual, em novembro deste ano
Brasília – Ivoti é a terceira melhor cidade do Brasil com até 30 mil habitantes em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência pelo segundo ano consecutivo. O título foi dado na noite da última segunda-feira (11), durante a etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, em Brasília. A cerimônia foi realizada no Centro Cultural Banco do Brasil e organizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila.
Somente oito cidades brasileiras conseguiram estar, ao menos, duas vezes entre os finalistas nacionais, sendo Ivoti uma delas. Ao todo, 56 municípios do país foram classificados para a etapa Nacional dos 5.670 municípios brasileiros habilitados a participar da disputa.
Ivoti alcançou a marca histórica em nível nacional pela segunda vez depois de vencer, também pelo segundo ano consecutivo, a premiação estadual em 13 de novembro. “O mérito é de toda a comunidade. É do executivo, do legislativo, dos funcionários e dos moradores de Ivoti. Quem nos conhece sabe o quanto esse prêmio tem a característica da nossa administração, com governança, eficiência e transparência”, afirmou o prefeito Martin Kalkmann, que recebeu a premiação pessoalmente em Brasília.
A cidade das flores concorreu com os municípios de Paraíso do Norte, no Paraná, e Rio dos Cedros, em Santa Catarina, no pilar Governança e categoria para população de até 30 mil habitantes. Paraíso do Norte ficou na primeira colocação, enquanto Rio dos Cedros garantiu o segundo lugar.
Saiba mais sobre o Prêmio
A iniciativa busca incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão, com o objetivo de transformar a realidade das cidades e melhorar os serviços prestados aos cidadãos. A premiação teve apresentação dos jornalistas Eduardo Oinegue e Lana Canepa, sendo transmitida ao vivo. Confira a participação de Ivoti: https://www.youtube.com/live/w-PeApPDDlY?si=etDXpHYhOX0g_s5u
O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além de projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial, que consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.