Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

PF desarticula esquema milionário de sonegação e lavagem de dinheiro no RS

08/07/2025 - 09h19min

Operação Stuttgart revela prejuízo de R$ 28 milhões aos cofres públicos; grupo atuava com mais de 60 franquias em esquema de descaminho e fraude bancária

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (8), a Operação Stuttgart, que desmantelou uma organização criminosa sediada em Pelotas, no Sul do Estado, responsável por um esquema milionário envolvendo descaminho de mercadorias, sonegação fiscal, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e fraudes bancárias.

A ação é realizada em conjunto com a Receita Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo as investigações, o grupo estruturou uma rede de mais de 60 franquias, usadas para comercializar produtos importados de forma irregular e movimentar recursos com origem ilícita, blindando o verdadeiro líder da organização.

Cerca de 80 policiais federais cumpriram 22 mandados judiciais, sendo 21 de busca e apreensão e um de prisão preventiva, em Pelotas, Porto Alegre e São Paulo. Também foram determinadas medidas cautelares como apreensão de passaportes, bloqueio de contas bancárias e sequestro de veículos e imóveis dos investigados.

As investigações começaram em novembro de 2023. De acordo com a PF, os produtos vendidos pelas franquias eram internalizados no país com uso de notas fiscais falsas e pagos aos fornecedores por meio de uma complexa rede de “doleiros”. A estrutura permitia ocultar a origem e o destino dos recursos, facilitando a lavagem de dinheiro e a remessa ilegal de valores ao exterior.

A maioria das franquias estava registrada em nome de “laranjas” — pessoas de origem humilde e sem patrimônio — o que dificultava a responsabilização do verdadeiro chefe do grupo e ajudava a ocultar bens e lucros.

O prejuízo estimado aos cofres públicos já chega a R$ 28 milhões, somando créditos tributários inscritos em dívida ativa, evasão de divisas, operações de lavagem de dinheiro e fraudes na obtenção de empréstimos bancários.

A Polícia Federal segue com as investigações para aprofundar a identificação dos envolvidos e a rastreabilidade dos valores movimentados.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.