Estado - País - Mundo
PF investiga possível desvio de emendas parlamentares com destino ao Hospital de Santa Cruz/RS
![](https://odiario.net/wp-content/uploads/2025/02/63521935-da34-40a9-ae55-db03c0607602.webp)
Porto Alegre – A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (13), a Operação EmendaFest para investigar suspeitas de desvio de recursos públicos e crimes de corrupção ativa e passiva envolvendo emendas parlamentares destinadas ao Hospital de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul.
A operação cumpre 11 mandados de busca e apreensão, além de dois mandados de busca pessoal. A Justiça também determinou o afastamento de dois investigados de seus cargos e funções públicas, além do bloqueio de valores em contas de pessoas físicas e jurídicas.
As ordens judiciais, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), estão sendo cumpridas nos municípios de Estrela, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Lajeado, no Rio Grande do Sul, além de Brasília (DF).
A investigação apura possíveis irregularidades no repasse e na destinação das emendas parlamentares, que deveriam ser utilizadas para a melhoria dos serviços de saúde no hospital. A Polícia Federal segue com as diligências para aprofundar as investigações e esclarecer os fatos.