Estado - País - Mundo

Picada Café 31 anos – José Renato Klauck, suas habilidades o fazem um morador especial no Canelinha

17/03/2023 - 17h01min

Picada Café – Na localidade de Canelinha, um morador em especial se destaca pelo amor ao seu time do coração. José Renato Klauck, que completará 70 anos em abril, não perde nenhuma promoção no União Canelinha, sendo um dos sócios mais assíduos. Também por isso, é uma pessoa bastante conhecida e querida onde vive. “Não tem um carro que passe e não buzine quando ele está aqui na frente de casa”, conta sua irmã, Claudete Maria Klauck Stofel. Ela e o marido, Roberto Stofel, estão sempre juntos de Renato, na casa onde ele vive com sua mãe, Maria Josefa Klauck, 96 anos. Dona Josefa é natural da Linha Cristo Rei, em Morro Reuter, e veio para Canelinha antes de se casar com Egídio Klauck, falecido em 2008.

Mas não é somente o amor ao clube que fazem do gremista José Renato uma pessoa especial. Entre suas habilidades, faz artesanato em cipó e bambu, vassouras, tem conhecimento de como fazer enxertos, reforma cadeiras, trançando o assento em nylon, entende de agricultura, sabe o que cada fase da lua representa na lavoura, planta e colhe diversas verduras e frutas, com destaque para melancia.

Claudete fala com muito carinho e orgulho do irmão Renato que cresceu jogando bola com os meninos nos potreiros da localidade. “Ele era goleiro”, diz. Renato não ouve e, por isso nunca aprendeu a falar. Mas a sintonia entre ele e a irmã é inexplicável. “Eu entendo ele normal. Cresci com ele”, diz Claudete que relaciona uma série de elogios ao irmão que segundo ela é a pessoa mais inteligente que já conheceu, mesmo tendo estudado somente até o 4º ano. Recorda da máquina de costura da mãe ter estragado e que Renato consertou, mostrando mais uma aptidão.

 

Assador do time do coração

Segundo a irmã, Renato fica feliz da vida quando alguém pede o que ele planta. “Outro dia distribuiu tomates pela vizinhança”, aponta. Outra coisa que o deixa muito feliz é ganhar semente de uma nova cultura, que ele vai logo em seguida plantar. Como se não bastasse tantas qualidades, Renato, há mais de 25 anos, é o assador do churrasco no clube Canelinha que ele ajudou a construir. Atividade pela qual ele também é bastante conhecido e recebe muitos elogios. “Quando está assando no clube, se concentra no que está fazendo”, diz Roberto. “Ele demonstra muita alegria e entusiasmo a cada vez que alguém da diretoria pede sua presença no clube, para assar um churrasco”, complementa.

Até pouco tempo, Renato era muito reservado. Além de sua dedicação a lavoura, ele ia no Clube só para assar carne em dia de jogo ou festa. Depois que o cunhado, Roberto, começou a convidá-lo para que o acompanhasse nas idas ao clube, aos domingos, essa passou a ser sua atividade preferida. Ele espera ansioso por dia de jogos. “Ele sempre fica na expectativa de quando vai ter jogo e quando eu falo um dia antes, acho que ele nem dorme”, diz o cunhado.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário