Estado - País - Mundo

Picada Café 31 anos: Salão Stoffel, referência de Quatro Cantos, foi salão de baile por cerca de 28 anos

20/03/2023 - 20h09min

Picada Café – Quem conhece o Mini Mercado e Bar Stoffel, na rua Aloisio Rohr, na localidade de Quatro Cantos, em Picada Café, não faz ideia do quanto o local hoje tranquilo, já foi movimentado. O imóvel, construído em 1969 pelos proprietários, Benno e Lucilla Stoffel (in memorian), guarda muitas histórias do tempo em que foi salão de baile, atraindo pessoas de todas as localidades dos arredores. Naquele tempo, ônibus eram fretados e chegavam ao local lotados, movimentando o salão. De longe se ouvia o som animado dos conjuntos musicais que animavam bailes e discotecas. Foi assim até aproximadamente 1997, como contam o filho e a nora do casal Benno e Lucilla, Laércio e Liane Stoffel, que hoje administram o comércio. Foi assim por 28 anos, com muitas festas, bailes e casamentos que ocorriam no local. Laércio, 36 anos, vive no salão desde que nasceu.

Poucos dias antes de falecer, em 24 de fevereiro, aos 88 anos, Lucilla contou a nora que o salão foi construído para a comunidade crescer, para oferecer um entretenimento às pessoas com os bailes, discotecas e jogos de cartas que até hoje acontecem. Aos domingos é comum ver as mesas cheias de antigos moradores locais se distraindo com o carteado, dando ao salão uma característica singular. O local que abriga tantas histórias, preserva o assoalho original, com marcas de sapato dos casais que dançavam alegremente.

Mercado e Bar

Hoje, o casarão funciona como comércio. Nas prateleiras são expostos alguns gêneros alimentícios e itens de ferragem. Além disso, o bar oferece bebidas e lanches, como os tradicionais ovos cozidos em conserva. Itens históricos, como uma balança vermelha com bandeja até hoje são utilizados, além de decorarem o ambiente. Atualmente o salão é ponto de encontro de ciclistas, por isso tem uma bicicleta pendurada na parte externa, sinalizando que ali se encontram bebidas e alimentos saudáveis para os ciclistas que fazem do local um ponto de parada. A ideia é que essa iniciativa influencie outras pessoas a praticarem o pedal como uma atividade benéfica à saúde.

Produtos locais

Casados há 68 anos, Benno, que faleceu há dois anos, e Lucilla viveram no antigo salão por 54 anos. Segundo o filho e a nora, quando Benno iniciou as atividades do comércio, os produtos como farinha eram vendidos em sacos de 60 quilos, diferente de hoje, quando os clientes compram um ou dois quilos de açúcar, farinha, café…Outra diferença, é que antigamente os produtos eram locais, plantados por agricultores das localidades dos arredores.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário