Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Pilotos e comissários abrem votação sobre nova proposta e podem entrar em greve a partir de janeiro

28/12/2025 - 15h37min

Atualizada em 28/12/2025 - 15h38min

Foto: Arquivo/Nadine Dilkin

Brasil – Pilotos e comissários de bordo das companhias aéreas Gol e Azul iniciaram, nesta semana, uma votação para decidir se aceitam uma nova proposta de reajuste salarial apresentada após a rejeição do acordo anterior. A consulta, organizada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), ocorre até hoje (28), por meio do site da entidade.

Caso a proposta seja novamente recusada, a categoria poderá deflagrar uma greve a partir de 1º de janeiro de 2026, período de alta demanda para viagens de lazer. A negociação não envolve funcionários da Latam, que já aceitaram a primeira proposta apresentada.

Na segunda-feira (22), pilotos e comissários da Gol e da Azul entraram em estado de greve após rejeitarem a proposta inicial das empresas para a renovação da convenção coletiva de trabalho. As negociações estão sendo mediadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A nova proposta foi elaborada pela Justiça do Trabalho e apresentada na terça-feira (23). O texto mantém algumas cláusulas já aceitas anteriormente e substitui o abono de 14% por uma correção das cláusulas econômicas — com exceção das diárias internacionais — pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o que representa um ganho real de 0,5%. Também está previsto um reajuste de 8% no vale-alimentação.

Uma nova assembleia da categoria está marcada para o dia 29, às 9h, quando os aeronautas poderão aprovar, rejeitar ou sugerir alterações à proposta apresentada.

Em caso de rejeição e decisão pela paralisação, o sindicato deverá notificar as empresas com antecedência mínima de 72 horas, conforme prevê a legislação. Com isso, uma eventual greve poderia ter início no dia 1º de janeiro de 2026, impactando voos em plena alta temporada.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.