Estado - País - Mundo
Pilotos e comissários abrem votação sobre nova proposta e podem entrar em greve a partir de janeiro
28/12/2025 - 15h37min
Atualizada em 28/12/2025 - 15h38min
Brasil – Pilotos e comissários de bordo das companhias aéreas Gol e Azul iniciaram, nesta semana, uma votação para decidir se aceitam uma nova proposta de reajuste salarial apresentada após a rejeição do acordo anterior. A consulta, organizada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), ocorre até hoje (28), por meio do site da entidade.
Caso a proposta seja novamente recusada, a categoria poderá deflagrar uma greve a partir de 1º de janeiro de 2026, período de alta demanda para viagens de lazer. A negociação não envolve funcionários da Latam, que já aceitaram a primeira proposta apresentada.
Na segunda-feira (22), pilotos e comissários da Gol e da Azul entraram em estado de greve após rejeitarem a proposta inicial das empresas para a renovação da convenção coletiva de trabalho. As negociações estão sendo mediadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A nova proposta foi elaborada pela Justiça do Trabalho e apresentada na terça-feira (23). O texto mantém algumas cláusulas já aceitas anteriormente e substitui o abono de 14% por uma correção das cláusulas econômicas — com exceção das diárias internacionais — pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), o que representa um ganho real de 0,5%. Também está previsto um reajuste de 8% no vale-alimentação.
Uma nova assembleia da categoria está marcada para o dia 29, às 9h, quando os aeronautas poderão aprovar, rejeitar ou sugerir alterações à proposta apresentada.
Em caso de rejeição e decisão pela paralisação, o sindicato deverá notificar as empresas com antecedência mínima de 72 horas, conforme prevê a legislação. Com isso, uma eventual greve poderia ter início no dia 1º de janeiro de 2026, impactando voos em plena alta temporada.
Conteúdo recomendado
Prefeitura de Ivoti promove capacitação para atendentes das recepções das UBS
Representantes da CPFL marcam reunião com vereadores para falar das torres de transmissão
Noite de decisões no futsal: Copa Verão Hunsrück define campeões em Dois Irmãos
Feira do Livro de Ivoti já tem data e será no Núcleo de Casas Enxaimel
Prefeitos da região conseguem mais de R$4 milhões de recursos em Brasília
Motorista fica ferido após carro cair durante troca de pneu na BR-116 em Estância Velha
Cadáver em avançado estado de decomposição é encontrado às margens do Rio Caí, em Nova Petrópolis
Alívio na luta dos Mielke: Ministro do STF determina o pagamento do medicamento a Felipe Mielke
Morador da Vila Rica atropelado por médico em surto relata momento do susto
Médico é preso preventivamente após crimes em Presidente Lucena e suspeita de atropelamentos em Novo Hamburgo
Yuri Campos destaca as melhorias na saúde de Estância Velha em entrevista para a Rádio Ivoti FM
Gerente da Lojas Quero-Quero foi entrevistada na Rádio Ivoti e falou das condições especiais de pagamento
Secretária divulga programação da 33ª Kaffee Schneis Fest
Hortêncio celebra Dia da Mulher com noite especial para a comunidade
