Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

PIOR INCÊNDIO DA HISTÓRIA: Semana deve seguir devastadora em Los Angeles

14/01/2025 - 04h36min

Bombeiro carrega mangueiras diante de incêndio em Palisades, em Los Angeles, nos EUA, em 11 de janeiro de 2025 (FOTO: Jae C. Hong/ AP)

A retomada dos fortes ventos de Santa Ana deixará Los Angeles sob “condições severas para fogo” nesta semana, o que poderá expandir ainda mais os vários focos do pior incêndio da história da cidade, iniciado na terça-feira (7) passada, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS, na sigla em inglês).

O NWS disse prever um “rápido” e “explosivo” crescimento de incêndios até quarta-feira (15) por conta da combinação de fortes ventos que entrarão pelo mar, com rajadas ainda mais fortes que as da semana passada, e a baixa umidade na região de Los Angeles.

Os bombeiros tiveram uma breve trégua em relação às condições climáticas no fim de semana, e correram contra o tempo para conter o máximo possível dos incêndios, que se expandiam de forma descontrolada.

A volta dos fortes ventos, que são secos e funcionam com efeito de “secador de cabelo”, alimentam as chamas e lançaram brasas a até 3 km à frente das linhas de combate. “Esses ventos, combinados com baixa umidade relativa e baixos níveis de umidade nos combustíveis, manterão a ameaça de incêndio em todo o Condado de Los Angeles muito alta”, disse o chefe do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, Anthony Marrone.

Alertas de bandeira vermelha para condições severas emitidos pelo Serviço Nacional de Meteorologia estão em vigor até quarta-feira, com ventos sustentados de 80 km/h e rajadas de vento chegando a 113 km/h nas montanhas.

O número de mortes causadas pelos incêndios que vêm assolando Los Angeles subiu para 24, informou o médico legista da cidade na noite de domingo. Ao todo, o fogo já consumiu mais de 160 quilômetros quadrados, uma área maior que a de toda cidade de São Francisco, segundo levantamento do Cal Fire. Ao menos 12.300 imóveis foram destruídos pelo fogo, segundo as autoridades.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.