Estado - País - Mundo
Policiais que salvaram família de assalto em Estância Velha foram homenageados na Câmara de Vereadores
Por Geison Machado Concencia
Estância Velha – A Câmara de Vereadores recebeu muitos participantes para acompanhar as homenagens aos soldados da Brigada Militar Costa, Suzana, Nicolodi e Ximendes, que salvaram a vida do casal Fabiano, Agueta, e sua filha, a pequena Valentina, durante uma tentativa de assalto em seu estabelecimento, no início do mês, na Rua Walter Klein, bairro Bela Vista. Os agentes receberam moção, aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Representando a polícia, o soldado Costa agradeceu, em nome de seus colegas, as homenagens recebidas pela Câmara. Mas, destacou que acima das honrarias, ver a família que ajudou a salvar ilesa foi o maior prêmio. “Quero agradecer a todos: a Brigada Militar, ao capitão Fábio, nosso comandante, amigos, familiares e, principalmente, o Fábiano e sua família. Saírem ilesos foi o mais importante nessa situação toda”, disse Costa.
Com relação a ocorrência que culminou no salvamento de uma família, Costa lembrou que isso faz parte do trabalho da polícia, mas, que as condições do resgate foram complexas, exigindo muita atenção na hora de proceder a abordagem. “Essa foi uma ocorrência diferente, mesmo estando acostumado a lidar com o perigo, pois nesta, havia reféns. Operações com criança e uma mãe, bem como um cidadão de bem e trabalhador, como foi o caso, exigem mais. Mas, graças a Deus, deu tudo certo e Ele me deu discernimento para fazer o que era correto.
O soldado Costa ainda destacou que não queria ter efetuado o disparo que resultou na morte do meliante, mas, as condições exigiram uma tomada de atitude do policial, para zelar pela integridade da família inocente. “Não queria ter atirado no meliante, pois nosso trabalho é proteger vidas, inclusive, a dele. Porém, ele não aceitou as opções e optou por aquele fim”, explica Costa. O saldado comenta que seu principal objetivo, assim como de toda a Brigada Militar é ajudar, de prontidão, a comunidade. Costa, ainda, enaltece o trabalho dos colegas, que igualmente como ele, também passaram pela mesma situação que ele.
Pai se emociona durante homenagens
Fabiano, pai da pequena Valentina e marido de Agueta usou seus cinco minutos na tribuna para agradecer pela coragem dos policiais e não conseguiu conter a emoção diante das pessoas que livraram sua família do sofrimento. Durante sua fala, ele fez questão de relembrar os momentos de tensão que viveu, mas, ao mesmo tempo, de alegria e gratidão pela conduta dos agentes. “Quando os criminosos entraram na loja, começou o pior momento da minha vida. Dentro da loja, estavam os meus bens mais preciosos, minha filha de seis anos e esposa. Eles nos trancaram e queriam dinheiro. Mas, o que eles não esperavam era que Deus estava ao nosso lado. Os policias tentaram de tudo, inclusive, o diálogo, mas, a ideia dos bandidos era fugir com minha família. Eles nos usaram como escudo humano. Isso não aconteceu porque tínhamos grandes profissionais empenhados em nos salvar. Este, será para sempre, o final feliz desta história, pois estiveram do nosso lado, estes grandes heróis, vocês policiais”, disse Fabiano.
Fabiano fez questão de lembrar o quanto a Brigada Militar se dedica em benefício de terceiros, deixando, muitas vezes, sua família em casa para proteger as outras. “Eles passam noites em claro para zelar pelo sono da sociedade, mesmo quando ela, nem sempre, reconhece o trabalho deles”, comentou Fabiano.
Câmara parabeniza ação policial
O vereador Antônio Worst, autor da moção, juntamente com vereador Décio Hansen, lembrou que a própria comunidade pediu aos vereadores que concedessem essa homenagem aos policiais. “A gente sabe que o policial tem família. É um ser humano igual a todos nós. Eles são heróis do dia a dia, principalmente, quando devem decidir por apertar o gatilho.
Antônio ainda destacou que a atitude do policial foi correta, para impedir que uma família fosse destruída. “Uma pessoa que aponta uma arma para uma criança não está aqui para fazer o bem. Mas, infelizmente, as vezes há uma comoção muito grande, por parte de alguns setores da sociedade que politizam para o lado do mal, dando ênfase para o banditismo. Felizmente, nossa região não tem essa cultura. Precisamos dar todo o suporte para o policial. Vocês podem ter certeza que a comunidade está ao lado de vocês. A população ama a Brigada Militar”, comentou Antônio.
Experiência e treinamento
O capitão Fábio Lima da Silveira reforçou a importância do treinamento e experiência dos policiais envolvidos, para um desfecho feliz em que a família foi salva. Além disso, ressaltou a importância de receber essa homenagem, como forma de motivação para continuar aperfeiçoando os serviços à comunidade. “A ocorrência era de muita complexidade, por causa do envolvimento de reféns. Em fração de segundos, o policial deve tomar uma decisão que poderia ter dois resultados: tanto para o bem quanto para o mal. Graças a Deus deu tudo certo. Tivemos um desfecho com êxito dos policias. Eles demonstraram a frieza e preparo necessários para esse fato”.
O capitão Fábio também agradeceu a comunidade pelo reconhecimento: “mesmo sendo nosso trabalho, receber uma moção como essa é importante por mostrar o êxito do nosso trabalho, que é proteger a comunidade. Isso nos motiva a, cada vez mais, prestar um bom serviço para Estância Velha”, comenta.