Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Policial Civil de Dois Irmãos faz 1000 KM em prova de ciclismo

29/04/2022 - 10h46min

Dirceu e os amigos que fez no novo desafio (FOTO: arquivo pessoal)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter / Dois Irmãos – Força, resistência e foco no objetivo. Foi assim que Dirceu Jacó Pies, 42 anos, morador de Morro Reuter e escrivão de polícia na Delegacia de Dois Irmãos completou, no último final de semana, o circuito AUDAX de mil quilômetros, em sua bicicleta modelo MTB Aro 29.

A prova teve início em Gravataí e passou pelas cidades de Taquara, Estância Velha, Montenegro, Triunfo, Tabaí, Lajeado, Encantado, Dois Lajeados, Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, Tainhas, Terra de Areia, Morrinhos do Sul, Torres, Maquiné, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Riozinho, Glorinha, retornando para Garavataí, num total de 1011km. A meta para o cumprimento da prova era de até 75h; o policial conseguiu em 73h45min.

Pedalando há quatro anos

Dirceu conta que começou a pedalar há cerca de quatro anos, quando notou que estava muito sedentário. Não conseguiu se identificar com a academia por gostar de ar livre e, ao exemplo de um amigo, decidiu retomar o velho hábito de criança: pedalar.

Comprou uma bicicleta simples. Voltou aos poucos e foi gostando. Migrou para uma bike melhor, de carbono, e foi aumentando gradativamente os pedais, indo para 10, 30, 50 e 100 km. Começou a ir praticamente todos os dias para o trabalho pedalando.

O policial conta que sempre teve vontade de participar de provas de resistência e, assim, conheceu o AUDAX, que determina percursos em determinado período de tempo, com passagem em locais específicos, carimbos e selfies para validar os desafios.

Com isso chegou ao grupo Les Gauchos de Gravataí, fez provas de 200, 300, 400, 600 km. O sonho era fazer de mil. E assim foi.

Subidas na Serra e ventania no Litoral

A expectativa era alta. Dirceu estava preparado, tanto físico como emocionalmente. Uma das principais preocupações era de que não chovesse – ao menos não muito – durante a prova. As subidas exigiram muito, principalmente em Muçum e Faria Lemos. Na descida, outro desafio: o vento. “É plano e teoricamente deveria ser mais fácil, mas tinha muito vento forte e isso nos judiou bastante. Teve vezes que o vento parava a bicicleta, tinha que colocar o pé no chão para não cair, esperar passar e continuar de novo”.

Mesmo em meio às dificuldades Dirceu estava preparado. Seguiu. Fez amigos. Ajudou a socorrer outros colegas pelo caminho e terminou o percurso antes do limite exposto. “Para mim esse pedal foi além de fazer novas amizades, conhecer novos locais; foi uma aventura pessoal, um desafio pessoal que consegui vencer”.

Dos 39 participantes, Dirceu era o único policial civil e o único de Dois Irmãos e Morro Reuter. Ao longo de todo o percurso recebeu apoio e incentivo remoto através da família e de um grupo de amigos que, embora virtualmente, direcionavam boas vibrações. Ele é integrante do Grupo Brothers do Pedal.

Ao chegar em casa a esposa e os dois filhos lhe prepararam uma grata surpresa: uma medalha de papel, singela, mas cheia de significado para Dirceu.

Medalha da competição e medalha feita pela família (FOTO: arq. pessoal)

Dicas para você começar

Dirceu, que começou a pedalar aos 38 anos, dá dicas para quem quer também quer se aventuarar. “Não inventem de fazer um pedal longo; é começar devagar, conhecer a resistência do corpo, se hidratar bem. Se resolver, futuramente, fazer os pedais longos, realizar exames médicos e seguir dicas de pessoas que têm mais experiências”.

Ver o que está próximo

O policial reforça que o importante de participar em pedais não é a quilometragem, mas, as amizades e os lugares que se conhece. “Não precisa pedalar longe para ver lugares bonitos. m muitas belezas próximas da gente que na correria do dia a dia, com carro e moto, não conseguimos apreciar, com bicicleta é mais fácil”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.