Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Prefeitura de Dois Irmãos aposta na Sala do Empreendedor

13/04/2023 - 19h30min

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Dois Irmãos, Edson Maicá. Crédito: Hermes Reich

Para atrair empreendimentos e, consequentemente, fortalecer a economia local


A experiência de trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Dois Irmãos com a implementação de projetos para incentivar o empreendedorismo na cidade ganha destaque na geração de empregos e, consequentemente, o crescimento da economia local.

Desta maneira, o trabalho desenvolvido pela Secretaria, vinculada a Sala do Empreendedor, reúne qualidade no atendimento e maior agilidade na hora de abrir a empresa, como explica o secretário Edson Maicá Severo. “Nos últimos meses, a Administração Municipal, através da Sala do Empreendedor, tem ampliado seus serviços para atender melhor a todos os empreendedores.”

Entre os novos serviços ofertados estão a formalização do MEI, o encaminhamento dos alvarás de funcionamento, as declarações de faturamento do MEI, entre outros. Além disso, está buscando agilizar o atendimento aos empreendedores, como, por exemplo, a aprovação dos estudos de viabilidade para abertura de empresas que antes demorava, em média, mais de 50 horas.

Hoje em dia, Dois Irmãos tem a meta de aprovar estas viabilidades em menos de 6 horas. Além disso, está sendo feito um estudo para isentar mais atividades econômicas de necessitarem do alvará de funcionamento, diminuindo a burocracia e os custos para empreender no município. Ademais, o município possui uma lei de incentivos para as empresas que estão se estabelecendo ou que estão ampliando seus investimentos na cidade, que contempla isenção de IPTU, auxílio de terraplanagem, isenção de ITBI, auxílio aluguel, entre outros.

Embora o município apresente programas desenvolvidos com foco no crescimento econômico, na avaliação de Maicá, a situação financeira de um município não difere da situação da região e do país. “Percebemos uma grande incerteza em relação com a economia. Em quase todas as áreas, o empresário está verificando se este é um momento de investir ou de aguardar. No município, estamos trabalhando para dar todo o suporte para quem quer começar a empreender ou ampliar seus investimentos, mesmo com o cenário nacional desfavorável.”

Para o secretário da pasta de Desenvolvimento, manter a saúde econômica saudável é fundamental para frutificar sementes plantadas visando o avanço. Segundo ele, os fatores que contribuem para o bom desempenho refletem nas empresas e comércios que têm apostado na cidade. 

“O saldo das vagas de trabalho está oscilando todos os meses. Em alguns meses, teve um crescimento de admissões e outros meses com mais desligamentos do que contratações. Avaliamos que isso faz parte diante do cenário nacional, especialmente quando se trata de número de funcionários de indústrias que empregam, muitas vezes, uma abundância de pessoas.” 

Este é um processo que, como em muitas cidades do país, ocorre de modo variável. “Mas alguns dados chamam a atenção no município. Um deles é o aumento do número de estoque de mão de obra no município. Na metade de junho de 2020, o número de vínculos celetistas ativos era de 9.500. Hoje, esse número passa de 11.700, o que mostra que aumentou a mão de obra na cidade e, mesmo assim, ainda tem um equilíbrio entre admissões e demissões. Além disso, percebe-se que muitos que estavam empregados, passaram a empreender no município”, frisa Maicá. 

Para crescer e conquistar o desenvolvimento, a Prefeitura tem por objetivo sempre diversificar a economia para que, quando um setor não esteja bem, não afete todo o município. “Além disso, criar um ambiente favorável para que, cada vez mais, os empresários busquem Dois Irmãos para abrir ou expandir seus negócios”, conclui o secretário.

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.