Estado - País - Mundo
Prefeitura de Ivoti orienta que animais sejam mantidos em domicílio para barrar a esporotricose
Doença, transmitida de forma direta, pode afetar humanos e, principalmente, gatos
Ivoti – A esporotricose, doença caracterizada por lesões e mucosas na pele, pode afetar tanto animais, quanto seres humanos. Por conta disso, a Prefeitura de Ivoti tem alertado sobre a transmissão e os cuidados com a doença.
A doença, que possui tratamento e pode ser curada, é causada pelo contato com o fungo do gênero Sporothrix, encontrado no solo, plantas e em feridas de animais já contaminados. Além de humanos, a patologia afeta principalmente os gatos.
Em razão disso, a administração municipal tem intensificado o pedido para que tutores tentem evitar a saída dos seus animais em ambientes públicos. O ideal, segundo o secretário de Meio Ambiente, Ismael Petry, é manter os felinos domiciliados.
Entenda os sintomas
Os sintomas são distintos de pessoas para animais. Em gatos, os indícios da doença aparecem em lesões profundas na pele, principalmente na cabeça e no focinho. Entretanto, podem ocorrer lesões no restante do corpo e que possui uma difícil cicatrização.
Já em humanos, os sintomas mais comuns são nódulos, lesões na pele e úlceras que não cicatrizam. Geralmente, os nódulos aparecem no local onde ocorreu o arranhão ou mordida do animal contaminado.
Caso a pessoa ou o animal possua os sintomas, a recomendação é que um seja procurada orientação médica e o contato, seja feito com a Vigilância em Saúde, pelo número (51) 3563-6855.