Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Preso piloto de drone que lançava celulares dentro de presídios

17/02/2022 - 10h19min

A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Eldorado do Sul, Cachoeirinha e São Jerônimo, oriundo de procedimento policial que visa apurar os delitos de ingresso de aparelho telefônico de comunicação móvel em presídio. A abrangência também da ação é contra o tráfico de drogas.
O cumprimento do mandado foi na manhã desta quinta-feira, 17, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID), do DEIC, sob a coordenação do Delegado André Lobo Anicet.

LEVANTANDO VOO

No caso investigado, foi observado pela guarda externa da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC) dois indivíduos na mata próxima à cadeia. Diante desse fato, foi acionada a Brigada Militar que deslocou até o local, adentrou na mata, visualizando um drone de grande porte com um invólucro levantar voo.
Quando a guarnição se aproximou e deu voz de abordagem o indivíduo efetuou fuga da guarnição deixando seus pertences no chão. A partir disso, um policial militar conseguiu operar o drone até o solo da rede da PMEC onde os agentes penitenciários conseguiram acesso a ele e ao involucro, sendo apreendidos 7 telefones celulares de diversas marcas, 5 porções de cocaína, pesando 485 gramas, 5 porções de maconha, pesando um total de 380 gramas, e o drone DJI Inspire 2 com o seu controle e um celular conectado ao controle.
A partir dessas apreensões, através de ampla investigação, foi possível obter diversas informações que indicam o real responsável pelo drone, verificando-se que este mesmo aparelho já havia feito outros voos sobre outras casas prisionais gaúchas, configurando-se ainda mais o propósito do indivíduo responsável pelos crimes investigados. O equipamemnto atinge alturas proibidas, levando a riscos de acidentes.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.