Estado - País - Mundo

Primavera começa no sábado com previsão de chuva

22/09/2023 - 05h30min

Flores começam a colorir as ruas de Ivoti, a Cidade das Flores (FOTO: Geison Concencia)

Por Geison Machado Concencia

Região – A estação mais colorida do ano terá como característica a predominância de um clima instável e sobre a influência do El Niño. Para o primeiro dia, há previsão de chuva em todo o Estado, no sábado (23), às 3h50.

Para a região Sul, a projeção dos meteorologistas será de chuvas acima da média, com volumes que podem chegar aos 400 mm somente no mês de outubro. Outro dado preocupante sobre a quantidade de chuva é a estimativa de até 600 mm em 90 dias. Para a climatologista, Estael Sias, da Metsul, “tendência é de uma primavera com temperatura acima a muito acima da média em quase todo ou mesmo em todo o Centro-Sul do Brasil. Onde a temperatura deve ficar mais acima da média é no Centro-Oeste e no Sudeste, onde é possível que em várias cidades a primavera deste ano possa ser a mais quente ou a segunda mais quente já observada desde o começo dos registros há um século no Brasil, ou seja, será uma estação excepcionalmente quente”, explica Estael.

Esse grande volume de chuva também contará com temperaturas altas, fatores estes, combustíveis para chuva intensa. Além disso, segundo a MetSul, “espera-se uma repetição do padrão observado em anos como de 1997, 2009 e 2015 com grandes excessos de chuva, em particular no Rio Grande do Sul, em que alguns meses podem terminar com até o dobro ou triplo da precipitação média histórica mensal”, em publicação.

Preocupação

As projeções de uma primavera instável decorrem de meses atrás, em que já havia alerta das estações meteorológicas, frente a possibilidade de grande volume de chuva para o atual período, devido ao El Niño.

Observa-se, também, que mesmo depois das enchentes que atingiram a região em junho, os analistas já apontavam continuidade desse clima extremo, que vem se confirmando a cada dia, principalmente, depois da tragédia que ocorreu no Vale do Taquari.

A estação mais colorida do ano pode acabar com muita chuva e risco para mais episódios de enchente, temporais e até granizo, o que eleva o alerta em todo o Estado.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário